
Imagine uma reunião com mais 350 mulheres trocando experiências e aprendizados para fomentar o empreendedorismo feminino e contribuir, de forma relevante, ao crescimento da economia de uma cidade. Parece até uma história fictícia, mas este exemplo de sororidade é real e acontece no município maranhense de Timon, próximo a Teresina (PI).
Fundado há cerca de dois anos, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras conquistou reconhecimento por seu compromisso com o crescimento profissional e financeiro de empreendedoras timonenses. Elas se encontram em oficinas, workshops e palestras voltadas a cumprir este propósito.

O grupo iniciou com cerca de 20 mulheres, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo a presidente do projeto, Paola Soares, o grupo cresceu o movimento feminino do empreendedorismo em Timon. “Nós indicamos e adquirimos o trabalho umas das outras para que haja esse apoio, além de promovermos cursos de capacitação”, disse.
Neste último exemplo de Sororidade & Negócios, o Portal ClubeNews enaltece a resiliência inspiradora de mulheres timonenses, que acreditam no poder do empreendedorismo para transformar a realidade socioeconômica do público feminino.
EMPREENDER PARA SUPERAR DIFICULDADES
A pandemia da Covid-19 causou impacto negativo na economia, visto que muitos trabalhadores perderam o emprego neste período. Em casa e sem renda, a alternativa para estas pessoas foi criar um negócio online.
A empresária Thaís Freitas, mãe de dois filhos, trabalhava de carteira assinada e ajudava nas despesas de casa junto com o esposo, Adersiano, dono de uma empresa e fabricação e reforma de estofados. No entanto, a jovem foi demitida e decidiu ajudar o marido a organizar o empreendimento.
Segundo ela, as vendas online aumentaram quando o casal começou a trabalhar junto.
“Comecei a organizar nossas redes sociais e passei a prospectar nossas vendas de forma on-line. Contei com ajuda de um amigo especialista na área de marketing e, agora, ele trabalha conosco. Nossos clientes se sentem seguros ao comprar online, tanto que 80% de nossas vendas são online”, afirmou.

Empreender neste segmento se tornou ainda mais prazeroso quando a jovem de 27 anos conheceu o projeto. Mais que um grupo de fomento ao empreendedorismo, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras representa uma fortaleza, na qual as colaboradoras são ouvidas, acolhidas e incentivadas a lutarem pelos seus ideais.
“O núcleo permitiu eu me redescobrir. Às vezes, você só precisa ouvir alguém dizer que você é capaz que você é forte e irá fazer a diferença. É difícil ter que administrar uma empresa e cuidar das crianças e lar. Por isso, ter alguém que te acolhe é extrema importância. O núcleo foi criado com esse intuído, de fortalecer mulheres”, pontuou.

SORORIDADE E SAÚDE
Um dos eventos mais populares promovidos pela iniciativa é o Expo Delas, que ocorreu pela primeira vez em 2022, em alusão à Campanha Outubro Rosa. A segunda edição vai acontecer no próximo dia 14 de outubro, no Cocais Shopping, em Timon, com palestras, exposição de negócios e música ao vivo.
Conforme a presidente do Núcleo de Mulheres Empreendedoras, conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado é um dos propósitos do projeto.
“Nós debatemos o câncer de mama, bem como a saúde da mulher. Nesse movimento, temos exposições, em que cada uma leva seu produto para divulgar o seu trabalho”, destacou Paola.

Thaís acredita que o grupo pode crescer e oferecer ainda mais serviços. Para isso acontecer, é necessário fortalecer a sororidade já presente no projeto.
“O cuidado de cada profissional nos encontros é primordial, pois sempre estão entre nós pessoas que nos ajudam e deixam mais leve o empreender. Sou grata a cada mulher que integra o Núcleo Mulheres Empreendedoras de Timon. Vamos crescer muito ainda, porque juntas somos mais fortes”, concluiu.



Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
