Guilherme Freire*
Pacientes do Hospital de Urgência do Teresina (HUT) têm reclamado da estrutura da unidade, que segundo relatos, apresentam problemas com água, ventilação, além de portas, que estão quebradas. O período mais quente e seco do ano está sendo um agravante do problema. “Não tem um ventilador aqui”, disse um homem internado no hospital.
A super lotação também é uma queixa dos pacientes que chegam à unidade de saúde. Uma mulher, contou que esperou cerca de quatro horas para ser atendida.
“Chegamos às 6 horas e fomos atendidas, às 10h. A gente entende que a equipe se desdobra para atender a demanda, é altamente estressante, mas as condições que se encontra, a sala lotada, quente, sem ventilador, a água quente… eu tive que pegar uma garrafa térmica com gelo para pode r abastecer não só a mim, mas as demais, que estavam na enfermaria comigo”, comentou.
Além dos problemas de estrutura, pacientes e seus parentes afirmam que o hospital apresenta déficit de medicamentos, que atinge todas as idades. Uma senhora que sofre de diabete afirmou não ter tomado nenhum remédio, no dia. “Muito calor. A diabete deu alta e não tomei remédio hoje, para nada”.
A mãe de uma jovem levada para um o setor de neurologia, após bater a cabeça, afirma que os médicos estão prestando um bom atendimento, mas que teve que comprar os remédios para a filha, devido à falta na instituição.
O outro lado
O Conselho Regional de Enfermagem e o Sindicato dos Médicos não quiseram dar nenhum tipo de posicionamento, sobre a situação. De acordo com um diagnóstico levantado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), Prefeitura não realizou o pagamento para a empresa que realiza a manutenção dos aparelhos de ventilação. O problema é recorrente em hospitais da rede municipal.
A Prefeitura não se manifestou em relação à situação, já o HUT enviou nota, informando que o processo para compra emergencial de uma nova central de ar jpa foi finalizada.
Confira a nota do HUT na íntegra
O processo de compra emergencial de uma nova central de ar, com maior capacidade de refrigeração, foi finalizado e já publicado do Diário Oficial do Município (DOM), o equipamento está em processo de transferência para Teresina.
Quanto aos setores que tem o modelo de refrigeração Split, devido as fortes ondas de calor na cidade, alguns tiveram problemas, mas estão em fila de reparos, já foi reestabelecido o sistema de ar de 3 postos de internação.Outras providências estão sendo tomadas como a conclusão de processos licitatórios e emergenciais para a manutenção de estruturas física da unidade.
O HUT reforça o compromisso e o empenho e ressalta que todas as questões estão sendo conduzidas junto a FMS para o pleno funcionamento dos serviços de forma contínua e sem nenhum prejuízo aos usuários.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.