
O reajuste salarial aos servidores públicos do Piauí vai depender da disponibilidade de recursos em 2024. A informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim, em entrevista à TV Clube, nesta quinta-feira (19).
A arrecadação reduzida provocada pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), segundo Bonfim, tem prejudicado as contas públicas. O cálculo para o reajuste, programado para os primeiros meses do próximo ano, considera os índices inflacionários e as condições financeiras do estado.
“Nós temos tido dificuldades com a questão do Fundo de Participação dos Estados. A intenção nossa é aguardar um pouco esse final de ano para ver como reage à arrecadação do Fundo de Participação e, a partir disso, determinar um percentual para beneficiar todos os servidores estaduais”, destacou.
Na quarta-feira (18), durante a entrega da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o governador Rafael Fonteles (PT-PI) anunciou o reajuste aos servidores ativos e inativos.
“Primeiro, vamos considerar a questão básica inflacionária. É um parâmetro a ser levado em consideração. Além disso, a disponibilidade de caixa para que a gente possa honrar, conceder o reajuste e pagar”, afirmou o secretário Washington Bonfim.
Orçamento 2024
Além do reajuste, o Orçamento de 2024 também garante maior parcela de recursos aos setores do estado considerados prioritários. Segundo Bonfim, a educação será uma das principais prioridades da gestão Rafael Fonteles no próximo ano.
“A grande prioridade, além do investimento em infraestrutura, é a questão da educação pública. Vamos continuar com o processo de universalização do tempo integral no nosso ensino médio, a universalização da profissionalização dos alunos do ensino médio. Essa é a grande prioridade do Governo”, garantiu.
LEIA TAMBÉM:
Rafael Fonteles entrega Orçamento e anuncia reajuste para servidores em 2024
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!