5 de julho de 2025

Filiação de Jadyel Alencar reforça interesse do Republicanos pelo comando da Câmara dos Deputados

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 07/12/2023 15:22

Compartilhe:

Deputado federal Jadyel Alencar (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A filiação do deputado federal Jadyel Alencar (PV) ao Republicanos impacta, diretamente, nos planos políticos do presidente nacional da legenda, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), em concorrer à presidência da Câmara dos Deputados.

Marcos Pereira é o atual vice-presidente da Câmara e mira as eleições para a presidência da Casa, que ocorrem apenas em 2025. Nessa composição, Jadyel Alencar teria a função de somar votos à legenda, que chegaria a 42 deputados federais.

O desembarque de Alencar no novo partido também é pavimentado pela série de mudanças implementadas nas últimas semanas no diretório do Piauí.

Ao portal ClubeNews, nesta quinta-feira (7), o deputado estadual Gessivaldo Isaías – que já presidiu a legenda no Piauí – garante a anuência dos correligionários para a chegada do novo membro e projetou o desempenho nas eleições de 2026.

“Vamos colocar uma perspectiva para o futuro. Podemos ter mais de um deputado federal eleito no Republicanos, poderemos ter cinco ou seis deputados estaduais no Piauí, e crescer como cresceu no Brasil. Tem 41 deputados federais, é o quinto maior partido da Câmara e o presidente Marcos Pereira é cogitado para disputar a presidência da Câmara”, destacou.

Gessivaldo Isaías – Foto: Jonas Carvalho

Situação em Teresina

Há dúvidas quanto à permanência do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), caso Jaydel Alencar oficialize a mudança. O grupo aliado ao Palácio da Cidade teme que os novos rumos políticos do deputado federal dentro do partido possam prejudicar o projeto de reeleição de Dr. Pessoa.

Porém, Gessivaldo Isaías disse que um acordo firmado entre as executivas Nacional e Municipal garante a manutenção do deputado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, no comando estadual do Republicanos. Assim, estaria mantida a pré-candidatura de Dr. Pessoa em 2024.

“No diretório de Teresina, isso não vai ser alterado, porque é um acordo que existe com o presidente nacional. Então, na eleição de Teresina, não se mexe em relação ao Republicanos. Eu ouvi da boca do presidente nacional. Essa instabilidade é infundamentada”, assegurou.

Leia também: