*Isadora Cavalcante
isadora.cavalcante@tvclube.com
Um homem foi preso suspeito fazer captação ilegal de água na Lagoa do Portinho, ponto turístico da cidade de Parnaíba (PI). Conforme a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a captação era realizada às margens da lagoa em trecho localizado em uma fazenda de criação de camarão.
A prisão aconteceu, na manhã desta quarta-feira (10), após a Polícia Civil do Piauí receber diversas denúncias de moradores sobre a atividade clandestina.
A ação foi realizada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) em conjunto com a Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PI). Segundo o delegado da Polícia Civil do Piauí, Willame Moraes, a fazenda foi embargada e multada em R$ 1.010.500,00.
Durante a operação, foram encontrados tambores de óleo diesel usados na bomba de captação e um motor. Em vídeo divulgado pelo delegado Willame Moraes, da DPMA, é possível ver toda a estrutura utilizada no roubo de água.
“A captação usa uma bomba bem grande, que concentra grande quantidade de água, e é usada para encher vários tanques. No lugar, foi improvisado uma proteção visual para que os moradores não denunciassem. Mas dá para ver perfeitamente aqui a tubulação puxando a água diretamente da Lagoa do Portinho”, diz o delegado em trecho do vídeo.
O delegado explica que os prejuízos ambientais da captação ilegal são inúmeros, como prejudicar a própria sobrevivência da Lagoa do Portinho, extinguir peixes na fauna regional e poluir as águas.
O diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, major Dênio Marinho, disse que quando a Semarh recebeu a denúncia, o secretário Daniel Oliveira determinou que a fiscalização fosse feita imediatamente em todo o perímetro da Lagoa. “Solicitamos o apoio da Delegacia de Meio Ambiente, porque além de uma infração administrativa poderia haver também o crime ambiental”, explicou.
O diretor ainda acrescenta que a Secretaria tem um atenção redobrada e realiza acompanhamento frequente para coibir danos ambientais na área da Lagoa do Portinho, principalmente em virtude de fatos passados, onde a Lagoa chegou a secar totalmente, por causa de práticas ilegais.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destacou a importância dos empreendedores buscarem estar dentro da legalidade. “A Semarh ressalta que a utilização de recursos hídricos depende de licenciamento do órgão ambiental. Estamos vigilantes ao uso irregular dos recursos hídricos em todo o estado do Piauí, com o apoio da Delegacia do Meio Ambiente, das equipes especializadas de fiscalização, com a punição devida aos responsáveis”, frisou o secretário.
Estagiária sob supervisão*