6 de julho de 2025

PI prorroga emergência contra Influenza Aviária

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 19/01/2024 16:00

Compartilhe:

Foto: arquivo/Agência Brasil

O Governo do Piauí prorrogou por mais 180 dias a vigência do decreto de Estado de Emergência Zoossanitária em todo território piauiense. A emergência foi declarada no mês de julho de 2023 como prevenção à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP-H5N1).

O Piauí não possui registros da doença. A coordenadora do Programa Estadual de Vigilância Epidemiológica, Cecília Guimarães, a medida reforça as ações continuadas do trabalho de vigilância ativa e passiva realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapi).

“Há a necessidade de continuidade desse trabalho de vigilância ativa e passiva para a doença de influenza aviária de alta patogenicidade, visto que ainda existem notificações dentro do nosso país e nós precisamos estar atentos quanto à introdução dessa doença, para evitar que ela chegue ao nosso estado”, afirmou.

Segundo a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária Secretário (SADA), durante a vigência do decreto, foi celebrado um convênio com o Ministério da Agricultura para a aquisição de materiais e equipamentos.

No Brasil, ao todo, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, registraram 151 focos da doença.

Leia também: