21 de agosto de 2025

Dr. Pessoa falta à abertura do Ano Legislativo na Câmara e não faz leitura da Mensagem Anual

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 06/02/2024 12:40

Compartilhe:

Abertura do Ano Legislativo na Câmara (Foto: Jonas Carvalho)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), não compareceu à sessão solene de abertura do Ano Legislativo, na Câmara Municipal de Teresina (CMT), nesta terça-feira (6), e não realizou a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo.

O secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, substituiu Dr. Pessoa na tribuna da Câmara. Segundo o secretário, o prefeito da capital apresentou uma irritação no olho esquerdo, na tarde de segunda-feira (5), e precisou de atendimento médico no período da noite.

“Ao final da tarde, isso se agravou. Eu saí da Prefeitura por volta das 16h e ele [Dr. Pessoa] saiu para um consultório oftalmológico. Portanto, não pôde vir. Mas trago o seu abraço e agradeço à deferência do presidente Enzo Samuel de permitir que eu faça a leitura da mensagem”, agradeceu o secretário.

A leitura da Mensagem Anual pelo Chefe do Executivo é o marco para o início dos trabalhos da Câmara. É o momento em que o gestor municipal resume os trabalhos do ano anterior e projeta os desafios para o ano vigente. Em 2024, Dr. Pessoa faria sua última Mensagem Anual na Câmara, já que o mandato conclui em dezembro caso o prefeito não consiga a reeleição.

Projeção para 2024

A leitura do texto durou cerca de 10 minutos. O secretário João Henrique Sousa expôs que o foco da gestão em 2024 será o setor da infraestrutura, com a conclusão de galerias de escoamento de água e o asfaltamento de ruas.

“O alvo é a infraestrutura, inclusive, com a conclusão de obras magníficas. Nós vamos fazer essa questão da floresta fóssil, pretendemos concluir o Hospital da Mulher e o Memorial Torquato Neto, que é o Museu da Imagem e do Som”, destacou.

Secretário de Planejamento, João Henrique Sousa (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Oposição reage

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) alfinetou o prefeito Dr. Pessoa pela ausência. O parlamentar foi enfático ao afirmar que a liturgia da Mensagem Anual foi cumprida pela primeira vez na gestão de Dr. Pessoa à frente da Prefeitura de Teresina.

“Pela primeira vez nós tivemos uma mensagem durante esta gestão. Nas outras vezes, eu cheguei a criticar o prefeito porque não teve objetividade ao apresentar, nessa Casa, essas metas para o ano. Em 2023, critiquei que o prefeito se distraiu”, disse Sampaio.

Ano eleitoral

Enzo Samuel – Foto: Jonas Carvalho

Ano eleitoral

O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), fez um alerta aos parlamentares quanto à presença nas sessões. Neste ano, os 29 vereadores de Teresina devem concorrer à reeleição.

“Eu sei que haverá um corre maior, porque os vereadores serão candidatos. Então, isso exige mais da agenda externa. Mas vamos trabalhar para que os trabalhos desta Casa não sejam prejudicados”, afirmou.

Nota – Prefeitura de Teresina

A Prefeitura de Teresina comunica que o Prefeito Dr. Pessoa não pôde comparecer à abertura do ano legislativo na Câmara devido a um problema de saúde. O prefeito apresenta vermelhidão e lacrimejamento no olho, impedindo sua presença. Em seu lugar, o Secretário de Planejamento, João Henrique, representou-o e fez a leitura da mensagem anual. A administração municipal agradece a compreensão de todos e reitera o compromisso com a transparência e a continuidade dos trabalhos em prol da cidade.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: