
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
A celebração do Domingo de Ramos, realizada hoje (24), marca o início da Semana Santa para os fiéis católicos. A solenidade representa a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, sendo recebido como rei de Israel.
Os relatos da chegada de Jesus à cidade são narrados nos evangelhos, segundo explicou o padre Jardel Moreira, vigário da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Primavera, zona Norte de Teresina.
De acordo com o sacerdote, os trechos bíblicos contam que Jesus foi recebido pela população com ramos de árvores e mantos estendidos pelo chão. A população o aclamava, dizendo “Hosana ao Filho de Davi”.
“Por isso, hoje, os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor”, disse o padre Jardel Moreira em entrevista ao Portal ClubeNews.

O que fazer com os ramos?
A celebração do Domingo de Ramos se inicia com uma procissão dos fiéis até a igreja. A população carrega ramos de palmeira, entoando músicas alusivas ao momento.
Ao final da missa, segundo o padre Jardel Moreira, os fiéis podem levar os ramos para casa, mantendo a tradição de prender os galhos nas portas das residências. Os templos guardam os ramos para a celebração da Quarta-feira de Cinzas do ano subsequente.
“Na celebração, iniciando com a procissão, recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém. Após a celebração Eucarística, os Ramos são levados para casa, queimados e usamos as cinzas para a Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte”, destacou.
LEIA TAMBÉM: