6 de outubro de 2025

Enchentes no RS deixam alerta para desastres naturais em Teresina

Publicado em 14/05/2024 16:35

Compartilhe:

Ponte de Mocambinho (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A catástrofe que atinge o Rio Grande Sul (RS) tem acendido um alerta para o país, em especial cidades que se assemelham às características geográficas do estado, que tem diversos rios e lagos. Teresina, capital do Piauí, é uma delas.

Banhada por dois rios, o Poty e Parnaíba, além das lagoas presentes nas áreas urbanas, o município é um grande manancial de águas, cujos fluxos fluviais foram aterrados ao logo dos anos. Esse fator ocasiona a dificuldade de escoamento natural das chuvas e, por consequência, possíveis alagamentos e enchentes.

O climatologista Werton Costa avalia que Teresina é vulnerável a esse tipo de evento por dois fatores: infraestrutural e social. A cidade tornou-se impermeabilizada e o escoamento dela é superficial.

Werton Costa (Foto: TVClube)

“Quando a gente fala de infraestrutura, nós temos uma cidade horizontalizada, uma cidade espraiada em direção aos bairros, que cresceu aterrando riachos, mananciais, lagoas, tornando-se completamente impermeabilizada”, diz.

Os bairros expandiram-se às margens dos rios e o agravante é que as pessoas mais vulneráveis socialmente estão em regiões localizadas nessas áreas de risco. O que, para o especialista, torna a situação muito mais preocupante. “Em relação ao fator social, é que justamente nesses limites das cidades, nessas periferias estão as pessoas mais vulneráveis no aspecto econômico, que naturalmente ocuparam essas áreas categorizadas como de risco”, fala.

Leonardo Madeira, coordenador da Agenda 2030 Teresina, destaca que existem semelhanças para que aproximam Teresina de Porto Alegre, capital do Rio Grande Sul. Diante disso, urge adotar medidas de prevenção que salvem vidas e protejam o patrimônio de todos.

“Precisamos correr contra o tempo, para que possamos salvar vidas e proteger nosso patrimônio. Existem semelhanças entre a realidade de Teresina e Porto Alegre, e isso nos acende um alerta. Teresina também é uma cidade banhada por grandes rios, Teresina é uma cidade com problemas de drenagem, com baixa cobertura vegetal, e que precisa urgentemente da nossa ação”, pondera.

Ainda conforme Costa, os teresinenses têm um grande desafio em recuperara vegetação nativa, estabelecendo um plano de reassentamento para as zonas de risco.

“Precisamos recuperar o título que a cidade perdeu a muitos anos, recompor a nossa vegetação nativa, adensar a cobertura vegetal a partir de área de amenidades, florestais, bosques, parques, praças, que devem ser construídos nas áreas de riscos. Estabelecer um amplo programa de reassentamento nas áreas de riscos, para que elas morem com dignidade, com qualidade e, mais que isso, uma ampla intervenção de engenharia, para garantir que o sistema de drenagem de Teresina seja seguro e eficiente”, aconselha.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias