Os fiscais da SAAD, com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), realizaram nesta segunda-feira(27), uma ação para recolhimento de sucatas espalhadas pela Avenida Maranhão, na zona Sul de Teresina. Pelo menos duas lojas foram multadas.
Segundo o órgão, somente este ano duas equipes já haviam sido enviadas para alertar os donos de sucatas sobre a irregularidade, mas sem sucesso.
“De acordo com nosso código de postura, não pode ter ferro-velho na calçada atrapalhando o passeio e nem a via de trânsito, já fizemos o recolhimento de duas sucatas que estavam na faixa de ônibus e no local de passeio público. Depois da multa, a gente pode pedir o embargo do estabelecimento” disse o gerente de fiscalização da SAAd Sul, Altino Alex.
A Lei municipal 12.997 estabelece que o desmonte de veículos só pode acontecer por empresas devidamente regularizadas e em conformidades com as regras locais. O mestre em Meio Ambiente, Jorge Henrique, explicou que a prática pode favorecer acidentes de trânsitos e proliferação de agentes causadores de doenças.
“A grande maioria das atividades automotoras elas necessitam de licenciamento ambiente, porque são atividades potencialmente poluidoras, e podem causar danos à saúde das pessoas, risco de incêndios e danos ao meio ambiente” explica.
Um procedimento legal foi instaurado pelo Ministério Público para frear o avanço das sucatas que descumprem as regras do município.