Cerca de 50 veículos foram apreendidos na primeira fase da“ Operação Rastreados”, que tem o objetivo de combater o roubo de veículos no estado do Piauí. Inspirada no projeto de combate ao roubo de celulares, essa iniciativa busca conscientizar a população, capacitar as forças policiais e realizar operações de fiscalização.
Segundo o delegado Matheus Zanatta, a ação terá três eixos, e vai focar na conscientização da população, e no preparo específico de equipes policiais.
“Vamos soltar cards educativos mostrando à população que ela não deve comprar peças ou veículos com procedência duvidosa, sobre pena de responder pelo crime de receptação, alimentar o furto e roubo de veículos e até mesmo a prática de outros crimes mais graves, como por exemplo o latrocínio”, informou Zanatta.
O segundo eixo envolve a capacitação das forças policiais, do qual o delegado afirma que já foram realizadas algumas sessões de treinamento, com planos de continuidade, para que policiais civis e militares aprimorem as suas habilidades na identificação de irregularidades durante as inspeções veiculares.
O terceiro eixo consiste na realização de blitz e operações de fiscalização. Essas operações, denominadas “Operações Rastreadas”, visam inspecionar lojas e indivíduos que intermediariam veículos ou peças com restrições criminais.
O projeto também incorpora novas tecnologias, como o LupaBot, que permitirá a consulta detalhada de veículos, incluindo chassis e motores.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!