
A organização de um cronograma de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é essencial para alcançar bons resultados. Marcos Ryan, ex-aluno e atual mentor do Colégio CEV, aprovado em duas universidades públicas para o curso de Medicina, destacou algumas dicas que podem ser seguidas pelos estudantes na preparação para as provas.
Cronograma
Conforme o mentor, o ideal é que o aluno comece a realizar seu planejamento de estudos ainda no começo do ano letivo, baseado nos objetivos que pretende alcançar no período do vestibular.
“O cronograma é o básico porque as provas de vestibulares cobram assuntos diferentes. Inicialmente: cheguei em janeiro de 2024 e quero prestar vestibular no final do ano? Eu tenho que saber se eu vou prestar vestibular só para o Enem ou para outros vestibulares também. O aluno precisa ter essa ideia para que ele encontre uma equipe preparada que direcione ele no sentido que precisa chegar” explicou.
Resolver questões
Segundo Marcos, durante sua fase de estudante do pré-vestibular, uma das estratégias mais usadas por ele era a de responder questões de simulados
“Eu respondia vários simulados. Respondendo às questões, nós temos noção de quais áreas estamos mais frágeis e fortes. Com isso, é possível ter noção do que precisa ser melhorado. Na minha época, eu criava uma planilha do Excel e costumava registrar nela as questões que eu estava com fragilidade, para depois revisar”, destacou.
Horas de descanso
O mentor comenta que prestou vestibular no 3° ano do Ensino Médio e não foi aprovado. Ele acredita que a ansiedade atrapalhou o desempenho na prova; depois dessa experiência, ele mudou a postura.
“Eu acredito que eu não estava emocionalmente estável. Eu estava muito ansioso para aquelas provas. Então, eu busquei focar na minha rotina durante o dia e a noite, descansar, ter um tempo de qualidade com a família; o mesmo no final de semana. Ter uma rotina mais tranquila de estudos. Não adianta ter todos os assuntos memorizados, bem equilibrado nos assuntos que tem naquele vestibular, mas ter um nível de ansiedade muito alto na hora da prova”, ressaltou.
De acordo com o mentor, os estudantes que vão fazer prova de vestibular nos próximos meses devem focar em revisar conteúdos importantes e perceber o que deve ser revisado.
“Acredito que quem já tem um cronograma de estudos, já possível contemplar todos os assuntos. Agora é um momento de responder o maior número de questões e focar em assuntos que você tem alguma dificuldade. É bom responder questões e entender o que as provas querem.” pontuou.
LEIA MAIS