
Com o aumento das temperaturas no Brasil, especialistas recomendam mais cuidados para evitar casos de incêndio. Nos veículos, por exemplo, é importante não esquecer objetos inflamáveis que podem pegar fogo em contato direto com fontes de calor.
Além disso, a temperatura dento do veículo pode chegar a 70°C, quando o carro estiver exposto ao sol, segundo o físico Franklin Rinaldo.
Em entrevista à TV Clube, Franklin Rinaldo explicou que alguns objetos deixados dentro do carro podem funcionar como uma lupa, que vai convergir os raios solares para um único ponto.
“Alguns objetos podem funcionar como uma lupa, é o caso da garrafinha de água. Isso acontece porque os raios solares, ao passarem por ela, acabam funcionando como uma lupa que vai concentrar os raios em apenas um ponto. Daí, ela concentra os raios em apenas um ponto e, se o banco for de tecido, facilmente pode pegar fogo, dependendo do tempo de exposição”, comentou.
Segundo o professor, a primeira medida importante é não estacionar o carro em local que ele fique exposto ao sol por muito tempo; se não for possível, o ideal é evitar deixar as garrafinhas dentro do carro.
ÁLCOOL, ISQUEIRO E CARREGADOR PORTÁTIL
O álcool e o isqueiro também podem entrar em combustão e ocasionar incêndios. Conforme o professor, isso ocorre porque o carro atua como uma estufa e aquece muito rápido.
“O álcool é um material de alta combustão, facilmente inflamável; se o banco for de tecido vai pegar fogo. O isqueiro também. Quem é fumante, pode deixar lá e causar incêndio. É interessante dizer do carregador portátil de celular: o problema é que o principal elemento da bateria é o lítio, um material que quando super aquece pode explodir”, destacou.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!