
Com a aproximação do Natal, a preocupação com cardápio da Ceia de Natal está mais inclusiva. Além da tradicional mesa de jantar compartilhada entre a família e amigos, os pets também podem participar das festividades.
Já existem opções no mercado para os pets que variam entre panetones, bebidas e até bolinhos próprios para eles. Elas podem ser encontradas em clínicas ou lojas de veterinária.
A tutora do cão Caju, a Maria de Lurdes Resende, explica que o mantém longe dos tradicionais alimentos da ceia, mas sempre oferece a ele uma refeição própria com “toque de Natal”.
“O Caju já faz uso da alimentação natural. Quando em datas diferenciadas das especiais, como Natal ou aniversário dele, a gente propõe algumas alternativas. Compramos, em uma empresa especializada em Teresina, panetone próprio para pet, que eles chamam de cão-netone, que é todo voltado para alimentações que eles podem ingerir”, contou a tutora.
Cuidados
Durante a Ceia de Natal, é preciso ficar de olho nos animais para não comerem alimentos que possam causar intoxicação.
A médica veterinária Jaqueline Soares destaca que feridas, pele avermelhada e aumento da salivação, da respiração e do volume no focinho são sinais de alerta para uma possível intoxicação.
“Ele (animal) pode também se coçar, procurando sofás e paredes. Tudo isso são indícios que ele está intoxicado, pedindo socorro. É possível que ele vá a óbito”, diz Jaqueline.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!