
A chuva intensa, que caiu na noite de segunda-feira (13) no município de Picos(PI), deixou casas alagadas e duas pessoas morreram. O Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro realizaram o resgate de várias famílias.
Em entrevista à TV Clube, o diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa disse que o solo de Picos está saturado, ou seja, não consegue mais absorver a água da chuva.
“O solo de Picos está saturado, isso quer dizer que ele não suporta mais chuva, toda chuva que cair em Picos vai ficar na superfície e formar uma lâmina d’água. Isso significa que temos um fator que é um gatilho para destruição de rodovias, desmoronamentos e desabamentos, além de favorecer enxurradas”, explicou.
Ainda conforme o diretor, dezenas de municípios piauienses registraram grandes acumulados de chuva.
“Nós tivemos na última noite, e nessa madrugada, dezenas de municípios piauienses registrando chuva acima de 100 mm. Os registros são chuvas oscilando entre 80 mm e 160 mm”, destacou.
Avaliação de estruturas
Nesta terça-feira (14), a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) informa que deslocou uma equipe de engenheiros do órgão para o município de Picos para avaliação de estruturas e desobstrução de canais na cidade.
“Inicialmente será realizada uma avaliação nas estruturas, na questão das casas e na parte superficial de drenagem da região. No momento, devemos aguardar a chuva dar uma pequena trégua para trabalharmos no esgotamento e desobstrução da drenagem de toda a zona urbana da cidade”, afirma o diretor de Recursos Hídricos da Defesa Civil, Francisco Carvalho.
Segundo a gerente de Resposta da Defesa Civil, Yvana Dantas, a principal frente de ação é para dar suporte às vítimas no município.
“Estamos encaminhando ainda hoje uma equipe de assistentes sociais e psicólogos no intuito de garantir direitos, promovendo acesso a serviços, dando apoio psicossocial a essa população atingida. Também estamos articulando com outras instituições para promover o suporte às vítimas o quanto antes. Outra ação é a providência de cestas básicas, kits de higiene e limpeza para serem levados até Picos, neste momento, para a população atingida”, conclui a gestora.
A Defesa Civil reforça à população a manter a calma e seguir as recomendações das autoridades locais. É fundamental evitar áreas de risco, como encostas, pontes e locais propensos a alagamentos. Em caso de emergência, ligar para os números de atendimento de urgência e seguir as instruções de segurança.
*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto