Apesar de as obras do Parque Floresta Fóssil terem sido entregues em dezembro do ano passado, o local ainda não está pronto para receber visitantes. O museu, construído para abrigar um acervo paleontológico raro, sofreu atraso na conclusão.
A área possui quase 9 mil m² e reúne troncos fósseis datados da Era Paleozoica, com aproximadamente 270 milhões de anos. O parque é considerado o único no mundo localizado em uma zona urbana.
A construção do Museu de Paleontologia teve início em 2020, por meio da Prefeitura de Teresina, com investimento de cerca de R$ 12 milhões, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão inicial era de 12 meses para a conclusão, mas a obra foi entregue quase quatro anos depois.
O projeto original incluía salão de exposição, cafeteria, banheiros, loja, setor administrativo, área de apoio a pesquisadores, auditório e uma plataforma de observação, estruturas que foram concluídas. No entanto, a parte de museografia segue pendente, à espera da apresentação de um projeto específico por parte da nova gestão municipal.
O superintendente de Desenvolvimento Urbano-Centro (SDU-Centro), Eulálio Campelo, informou à TV Clube que a finalização pode levar de um ano e meio a dois anos. O processo está em fase de preparação para abertura de licitação. Segundo ele, o recebimento formal do equipamento deve ocorrer em até 100 dias, aproximadamente até setembro.
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) acompanha o caso e cobrou agilidade na conclusão da obra. A SDU-Centro recebeu prazo até a próxima segunda-feira (5) para repassar informações atualizadas. A promotora de Justiça Carmelina Moura afirmou que também foi enviado um ofício à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), solicitando esclarecimentos sobre o funcionamento efetivo do museu.
“Além da conclusão da obra, nós temos um outro procedimento na Promotoria para acompanhar a efetiva implantação e funcionamento do museu. Então, nós oficiamos a Semplan solicitando informações sobre o efetivo funcionamento do museu”, destacou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!