
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) vai viajar à China no sábado (10), integrando a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Será a primeira viagem do governador ao exterior em 2025 e a 12ª desde que assumiu o mandato em janeiro de 2023.
O presidente Lula viajou à Rússia para participar das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Na sequência, Lula desembarca na China, onde cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio.
Rafael Fonteles e Lula, no país asiático, participarão da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
“É uma viagem curta, representando o Consórcio Nordeste. Inclusive, os acordos que vão ser celebrados entre o Brasil e a China alguns têm a ver com o Piauí. Vamos esperar a assinatura do presidente para a gente anunciar investimentos”, disse Fonteles.
A previsão é que Rafael Fonteles retorne ao Piauí na quarta-feira (14). Com a nova missão oficial, o Chefe do Executivo já soma 12 viagens internacionais como governador do Piauí.
A viagem à China será a segunda visita oficial de Lula neste terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, que foi retribuída por Xi Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado outra vez em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.
LEIA TAMBÉM
Rafael Fonteles solicita autorização da Alepi para nova viagem internacional
Rafael Fonteles conclui 10ª viagem internacional e retorna ao Piauí nesta sexta
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!