
A falta de água em bairros da zona Sudeste de Teresina foi tema de discussão na sessão ordinária desta terça-feira (20), na Câmara Municipal. Parte dos vereadores aproveitou o momento para criticar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Teresina, instalada no mês de março de 2025.
O vereador Draga Alana (PSD) disse sentir vergonha “de estar participando dessa CPI”, alegando falta de efetividade do grupo investigativo. Após mais de um mês de instalação, a comissão ainda não convocou representantes dos órgãos envolvidos para prestar esclarecimentos.
“Eu estou envergonhado de estar participando dessa CPI, porque ela não andou e não foi para lugar nenhum. A gente vai para cima para procurar uma solução para o povo de Teresina. Eu acredito que o relator não tem culpa disso. Se ele não tem documentos para relatar, estão faltando”, disse.
Dentre os focos da CPI estão a cobrança de 100% da tarifa de esgoto sobre a conta de água e a recuperação asfáltica de ruas e avenidas após as obras de implementação do saneamento básico.
O vereador Juca Alves (PRD) afirmou que a população tem cobrado as ações da CPI, pressionando os parlamentares por uma resposta.
“Eu digo que nós que fizemos parte dessa assinatura dessa CPI sentimos vergonha, porque começou a surtir o efeito dessas cobranças nos bairros de Teresina. O que a CPI vem fazendo? Já estamos com quase seis meses de CPI e precisamos de celeridade”, pontuou.
O presidente da comissão, vereador Petrus Evelyn (Progressistas), informou que o grupo deverá se reunir para definir amanhã (21) o cronograma de convocações, envolvendo também a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) e a Prefeitura de Teresina.
“Amanhã vamos ter uma reunião para as primeiras convocações da Arsete, Águas de Teresina e Prefeitura, a partir dos documentos que nós recebemos nesta semana. Foram três caixas enormes de documentos e vamos iniciar a partir deles essas convocações”, respondeu.
Abastecimento regularizado
A diretora-executiva da Águas de Teresina, Gabriela Coutinho, em entrevista à TV Clube, afirmou que o abastecimento na zona Sudeste da capital piauiense já foi normalizado.
“O abastecimento se encontra normalizado. A gente vem atendendo casos pontuais de desabastecimento, atendendo prontamente para saber o que está acontecendo. As pessoas já têm água na torneira e essa regularização aconteceu durante a madruga de domingo para segunda”, disse.
Em relação à CPI na Câmara, Gabriela Coutinho disse que a empresa estar aberta para prestar os devidos esclarecimentos.
“A empresa está sempre disponível para transparência e aberta para escutar os agentes fiscalizadores. Estamos ouvindo para atuar as formas de serviço”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Moradores denunciam mais de 24 horas sem água na Zona Sudeste de Teresina
Vereador reúne assinaturas para instaurar ‘CPI da Águas de Teresina’