A cadela Safira, que foi resgatada em uma residência abandonada em Parnaíba no domingo (6), passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) e em uma clínica veterinária, que constataram que ela estava com carrapatos, desnutrida e com uma bactéria.
Após os exames, ela foi encaminhada para um lar temporária e retornará para uma segunda consulta na clínica veterinária daqui a 10 dias. Através de uma análise da dentição, o médico veterinário que atendeu a cadela estima uma idade de dois anos ao animal.
A suspeita inicial era que Safira estava com erliquiose canina, conhecida como “doença do carrapato”, uma condição que destrói hemácias e plaquetas do sangue do animal, colocando sua vida em risco.
Resgate
De acordo com a Polícia Militar do Piauí, uma equipe foi acionada após denúncia de uma pessoa que relatou que o animal vivia há cerca de dois anos sozinho no imóvel, sendo alimentado pelo tutor com o auxílio de uma vizinha, que jogava comida por cima do muro.
Dentro do imóvel, os policiais encontraram um ambiente insalubre. A água disponível estava imprópria para consumo e não havia nenhum alimento.
Diante da situação, o tutor e o animal foram conduzidos com apoio da Força Tática do 2º BPM até a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
LEIA TAMBÉM
Cadela é resgatada com sinais de maus-tratos em casa abandonada em Parnaíba; tutor foi conduzido
Matéria em atualização…