Algumas embarcações naufragadas foram abandonadas entre o Rio Igaraçu e o Rio Portinho, em Luís Correia, no litoral do Piauí. A situação tem causado transtornos em um trecho conhecido por ser rota turística.
Segundo denúncias de pescadores e turistas, as embarcações abandonadas estariam poluindo o local e até atrapalhando a atividade pesqueira, impactando o meio ambiente. A área é utilizada para passeios náuticos e recebe grande fluxo de visitantes.
Imagens registraram as embarcações em estado de degradação. A Capitania dos Portos, órgão vinculado à Marinha, é responsável pela apreensão das embarcações, juntamente com a Polícia Federal. No entanto, apenas a Justiça pode decidir o destino final dessas embarcações.
Os barcos foram apreendidos durante operações policiais contra o contrabando de mercadorias, como cigarros e bonés, que entravam no estado sem nota fiscal pelo município de Cajueiro da Praia.
Além do risco ambiental causado pela liberação de substâncias tóxicas, como óleos, metais pesados e tintas presentes nos cascos, as embarcações também podem servir de abrigo para algumas espécies marinhas.
Veja mais:
Mais de 100 caixas com maços de cigarros contrabandeados foram apreendidas em embarcação
Embarcação com armas e munições é apreendida no litoral do Piauí