O sistema de câmeras de segurança com inteligência artificial está sendo instalado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em Teresina (PI). Um dos pontos que já recebeu o equipamento foi a região do viaduto do Mercado do Peixe.
A pasta também vai implementar o videomonitoramento em Parnaíba (PI). Na primeira fase do projeto, 629 postes e mais de 1200 câmeras serão instaladas nos dois municípios. Posteriormente, câmeras residenciais e/ou públicas, que atenderem aos requisitos mínimos, também poderão integrar o sistema.
O sistema, batizado de SPIA (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial), fará o monitoramento em tempo real de vias públicas. Os equipamentos vão ser operados pelos Centros de Comando Operacionais da SSP-PI.
Segundo a SSP-PI, os equipamentos reconhecem rostos e, se for alguém procurado, fazem o acompanhamento por até três quilômetros.
Conforme o delegado Anchieta Nery, diretor de inteligência da SSP-PI, o reconhecimento facial foi desenvolvido por pesquisadores do Piauí, através de dois supercomputadores.
“Nós desenvolvemos um algoritmo próprio de reconhecimento facial, e algoritmos próprios para OCR e LPR, para o reconhecimento de placas”, informou.
O delegado disse ainda que o sistema lê de maneira automatizada as situações consideradas como perigosas e poderá acionar viaturas.
“O que são as situações de perigo? Um carro com restrição de roubo e furto ou alguém com mandado de prisão em aberto passando na rua. Uma queda abrupta de uma pessoa que está caminhando, que pode ter tido um mal súbito ou ter sido empurrada”, contou Anchieta Nery.