22 de julho de 2025

Dia do Amigo: conheça a história de uma amizade passada de filha para mãe

Amizade de Daniella e Lyane inspirou aproximação de suas mães, Maria do Carmo e Francisca.

Letícia Lima

Estagiária
Publicado há 2 dias

Compartilhe:

Lyane e Daniella (Foto: Arquivo pessoal)

Neste 20 de julho, Dia do Amigo, o Portal ClubeNews conta a história da Daniella e Lyane; uma amizade de infância que, com o tempo, uniu as mães delas e fortaleceu laços entre gerações. 

Daniella Lima e Lyane Macedo se conheceram na infância. As duas estudavam no mesmo colégio, em Teresina, mas foi em um dia aleatório que essa amizade se fortaleceu. Após algumas conversas, surgiram os convites para brincar uma na casa da outra.

Anos depois, a família de Daniella passou a morar na mesma rua em que Lyane, no bairro Vermelha, zona Sul da capital. A proximidade das casas fez com que o vínculo de amizade ficasse ainda mais forte. O resultado é um laço de companheirismo e cumplicidade que pendura por mais de dez anos.  

Lyane contou à nossa equipe que as duas andam tanto juntas que são confundidas frequentemente como irmãs, o que torna a amizade mais especial.

“Eu sou extremamente feliz por ter encontrado uma família através da amizade. É tão tal que constantemente somos confundidas com irmãs, e a gente nem nega mais. [Dizemos] é, somos irmãs’. Ter laços estreitos de amizade assim hoje em dia está cada vez mais difícil. Eu acho que é muito importante ter alguém que você pode verdadeiramente chamar de amiga”, disse.

Amizade entre as mães

Com as filhas tão unidas, não demorou para que as mães também se aproximassem. Maria do Carmo, mãe de Daniella, e Francisca Macedo, mãe de Lyane, se conheceram no vai e vem de buscar as meninas na casa uma da outra.

Entre uma conversa e outra, surgiu uma amizade verdadeira. A relação entre o quarteto é tão forte que as informações entre as mães e filhas acabam circulando de um jeito diferente. Quando uma mãe tem uma novidade, é comum que a amiga da filha saiba antes da própria filha. 

“Acontece, às vezes, de a gente saber mais coisas uma pela mãe da outra do que pela própria mãe. Por exemplo, a mãe da Lyane vai viajar e eu ficou sabendo antes da minha amiga, que é filha dela”, relatou Daniella.

As mães, Maria e Francisca, curtem a tranquilidade da aposentadoria e sempre que podem viajam juntas sem as filhas para fazer companhia, já que, muitas vezes, a rotina de trabalho impede que as agendas livres das quatro coincidam.

Maria do Carmos e Francisca (Foto: arquivo pessoal)

Para Maria do Carmo, a relação com Francisca é mais do que amizade, é irmandade e parceria, chegando a considera a filha da sua amiga como sendo de seu próprio sangue.

“A dona Francisca, para mim, é a melhor amiga e irmã. Sempre quando preciso dela, ela me ajuda. Quando ela precisa de mim, eu ajudo ela. A filha, a Lya, para mim, é minha filha. Ela é tudo para mim, irmã e amiga”, ressaltou.

Francisca, que tem outras duas filhas além de Lyane, encontrou na vizinha um apoio na criação das jovens e uma companhia para aproveitar momentos felizes que a vida tem a oferecer.

“Falar de amizade é falar de Maria do Carmo. Nós nos conhecemos há mais de trinta anos, sempre fomos vizinhas e nossa amizade continua até hoje. A gente se respeita como vizinha, temos um grande laço de amizade. Graças a Deus, é uma amizade sincera”, declarou.

VEJA ÁLBUM DE FAMÍLIA:

 

Leia também: