
A proximidade do período mais seco do ano no Piauí acende o sinal de alerta em relação às queimadas no estado. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José de Arimatéia Rêgo, em entrevista ao Portal ClubeNews, afirmou que a corporação está preparada para o combate aos incêndios.
De janeiro a setembro de 2024, segundo dados do Governo do Estado, 442 ocorrências de incêndios florestais foram atendidas pelo batalhão. Somente em agosto e setembro do ano passado, foram registradas 284 ocorrências dessa mesma natureza.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) é a responsável por monitorar as regiões com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar. Esse trabalho, segundo o comandante, facilita as ações de combate aos incêndios.
“A Semarh atua junto às prefeituras e o Corpo de Bombeiros capacita essas pessoas. É um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos. A corporação está pronta para suporte e atendimento para essas comunidades que vierem a sofrer com esse tipo de evento”, disse.
A previsão é que novos equipamentos sejam entregues à corporação ainda em 2025 para reforçar o serviço, como viaturas originárias da Espanha.
“O Corpo de Bombeiros passou por uma transformação total. A corporação está bem equipada, com muitos equipamentos de ponta. Nos últimos dias, nós recebemos viaturas de combate a incêndio que são as mais utilizadas no mundo. Foram fabricadas na Espanha e o Corpo de Bombeiros adquiriu quatro”, finalizou.