29 de julho de 2025

Fiscalização aponta sobrecarga de trabalho para médicos em UPA de Picos; 75 atendimentos por turno

Só havia dois médicos por turno na unidade para atender mais de 200 pessoas

Letícia Lima

Estagiária
Publicado há 21 horas

Compartilhe:

Médicos de UPA atendiam mais de 70 pacientes por turno em Picos (Foto: Reprodução)

Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) no último sábado (26), no município de Picos, constatou que médicos da rede pública estão enfrentando uma grande sobrecarga de trabalho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. De acordo com o relatório preliminar, os profissionais chegam a atender até 75 pacientes por turno.

A UPA atende, em média, cerca de 300 pessoas por dia, sendo esse número dividido entre dois médicos durante o dia e dois durante a noite. A quantidade excessiva de atendimentos por profissional compromete a qualidade da assistência prestada à população.

O presidente do CRM-PI, Dr. João Moura Fé, informou que será encaminhado um relatório à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e à gestora da unidade, a Fundação Caminho de Damasco, solicitando a contratação de mais médicos.

Segunda fiscalização

Outra fiscalização foi realizada em um mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, voltado para avaliação e realização de cirurgias vasculares. Segundo o CRM-PI, todas as exigências legais e técnicas foram atendidas.

No entanto, o Conselho vai cobrar das autoridades a ampliação do número de sessões de escleroterapia com espuma por paciente, uma vez que apenas uma aplicação não é suficiente para garantir os resultados esperados.

Leia também: