
A capital Teresina recebeu os primeiros postes inteligentes equipados com mais de 1.200 câmeras de alta tecnologia, como parte do Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA). Nesta etapa inicial, serão 629 postes com câmeras inteligentes.
O lançamento do SPIA e a abertura do novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) aconteceram na manhã deste sábado (16). A solenidade fez parte das comemorações pelos 173 anos de Teresina e ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), no bairro São Cristóvão, zona Leste da capital.
O projeto representou um investimento superior a R$ 23 milhões e, ao integrar esses equipamentos aos já existentes no estado, o Piauí passará a contar com mais de 3.500 câmeras conectadas. Os equipamentos serão fixos em postes, mas alguns serão móveis para uso em grandes eventos.
O diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery, explica que hoje aconteceu a instalação das primeiras câmeras pela capital piauiense.
“Nós já temos dezenas de câmeras inteligentes integradas com as capacidades de Segurança Pública. Essas câmeras já estão integradas com as chamadas do 190 e a geolocalização das viaturas. Então, todos os serviços de resposta a uma ocorrência hoje passa a contar com essas câmeras”, disse o delegado.
Funcionalidades do SPIA:
- Reconhecimento facial (exemplo, localizar crianças desaparecidas e foragidos da justiça);
- Leitura automática de placas veiculares;
- Análise de comportamento;
- Visão noturna com infravermelho;
- Zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância.
A SSP-PI informou que o “processamento e a análise das imagens serão feitos por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi)”.
Com relação ao CICC:
O espaço vai concentrar todos os pontos de comunicação com o cidadão:
- Número de emergência da Polícia Militar: 190;
- B.O. Fácil (Boletim de Ocorrência);
- Totens interativos;
- Radiocomunicação e videomonitoramento.
A previsão da próxima cidade a receber um CICC é Parnaíba, que contará com uma integração do sistema com câmeras de outros municípios e particulares.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!