20 de agosto de 2025

Ministério da Agricultura suspende lotes de vacina suspeita de causar mortes de mais de 200 animais no Piauí

O próprio laboratório já havia expedido comunicado recomendando que fossem interrompidas as vendas dos lotes do produto. 

Catarina Costa

Gerente de Web
Publicado há 13 horas

Compartilhe:

Vacinação contra Clostridiose (Foto: Reprodução)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) determinou a suspensão do uso dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina EXCEL L10, fabricada pela Dechra Brasil Produtos Veterinários, após a morte de mais de 200 animais no Sul do Piauí. O próprio laboratório já havia expedido comunicado recomendando que fossem interrompidas as vendas dos lotes do produto

Conforme a determinação, o uso dos lotes da vacina estão suspensos até que se conclua a investigação sobre a causa da morte dos animais. Além disso, orienta-se que os usuários relatem novos casos suspeitos pelo canal FALABR.

Animais mortos no Sul do Piauí (Foto: Reprodução/TV Clube)

“Em caso de conhecimento pelo Órgão Executores de Sanidade Agropecuária, de ocorrências que possam estar associadas ao uso dessas partidas, solicitamos comunicar imediatamente ao Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal, nas Superintendências de Agricultura e Pecuária”, informou.

Além do Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão investigando a morte de mais de 200 bovinos, caprinos e ovinos após serem vacinados contra clostridiose em julho. 

Amostras da vacina foram recolhidos para análise oficial por laboratório federal de defesa agropecuária. Os casos foram registrados Simões, Curral Novo, Jatobá do Piauí e São Francisco de Assis, e em estados vizinhos, como Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão. 

LEIA MAIS:

Instituições investigam ligação entre vacina e morte de mais de 200 animais no Piauí; criador relata perda de R$ 12 mil

Morte de mais de 100 animais é investigada e preocupa produtores no Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: