26 de agosto de 2025

Polícia cumpre 31 mandados e prende casal que cobrava mensalidade para facção criminosa

Ao menos 18 prisões aconteceram na manhã desta terça-feira (26).

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 3 horas

Compartilhe:

(Foto: divulgação/ Polícia Civil)

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Piauí, cumpriu 31 mandados judiciais, sendo 13 de buscas e 18 de prisões, na manhã desta terça-feira (26). Um casal, responsável por cobrar mensalidade aos membros de uma facção, também foi preso.

O delegado Charles da Silveira, em entrevista coletiva à imprensa, explicou que a arrecadação dos recursos era destinada à aquisição de munições, armas de fogo, homicídios e demais atividades criminosas.

“Eles já flexibilizaram essa espécie de cobrança, mas a facção ainda tem praticado essas ações de cobrar uma espécie de mensalidade. O indivíduo que tem relação com essa facção paga uma mensalidade, uma arrecadação mensal, para custear interesses dessa facção criminosa”, declarou.

A investigação é uma continuidade do inquérito policial que identificou um homem, de iniciais C.A.F.F, mais conhecido como Pônei ou Chocolate, responsável pelo controle financeiro de uma organização com atuação na zona Sul da capital.

“O principal indivíduo que estava fazendo a arrecadação desse grupo era o Pônei. Ele foi preso, mas quando ele foi preso outros indivíduos passaram a assumir essa responsabilidade, a exemplo do próprio Carranca. É um indivíduo que tinha uma atuação na zona Sul e influência na organização criminosa”, afirmou.

De acordo com o delegado, as prisões de hoje são um desdobramento da prisão de uma idosa de 61 anos, conhecida como “Vovó do Tráfico”, que foi detida no dia 1° de novembro de 2024.

“Hoje nós estamos aqui fruto da operação que foi deflagrada no ano passado. Quase um ano. Isso demonstra o trabalho de monitoramento desses indivíduos”, pontuou”.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: