
A guarda municipal Penélope Brito e o vereador Thiciano Ribeiro (PL) vieram a Teresina para participar do aniversário da avó do parlamentar, que completou 86 anos na terça-feira (26). As vítimas do duplo homicídio chegaram à capital por volta das 20h. Já o suspeito do crime, o guarda municipal Francisco Fernando de Oliveira Castro, deixou o litoral do Piauí na madrugada de quarta-feira (27).
Segundo o delegado Anchieta Nery, diretor do setor de inteligência da Polícia Civil do Piauí, com o suspeito foram encontradas três armas de fogo. Por ser guarda municipal, ele tinha direito à posse de uma arma, mas também possuía acesso facilitado a outras.
A prisão ocorreu durante uma ação de policiais à paisana, que utilizavam um veículo descaracterizado. Francisco foi abordado e retirado do carro que dirigia. No local, a polícia encontrou uma quantia em dinheiro, levantando a suspeita de que ele planejava fugir. Ele estava hospedado na casa de familiares, a quem confessou o crime. Os parentes, então, orientaram que se entregasse.
“Ele destroçou três famílias: a das duas vítimas e a dele. Ele esteve na casa dos familiares para se despedir”, relatou o delegado.
A Polícia Civil destacou que imagens de câmeras de segurança e denúncias anônimas de vizinhos foram fundamentais para a captura. A ação contou com apoio integral da Polícia Militar, que auxiliou no cerco.
“A gente, em pouquíssimas horas, conseguiu entender a dinâmica do crime graças a testemunhas oculares e às imagens de câmeras de segurança. Uma vez identificado, nossa missão era localizá-lo e prendê-lo. Era uma ação que tinha que ser conduzida pela delegacia especializada”, explicou Anchieta Nery.
Vinda a Teresina
De acordo com o tio do vereador Thiciano Ribeiro, João Batista, a viagem tinha como objetivo não apenas participar da festa, mas também apresentar Penélope à família.
“Fomos surpreendidos com essa notícia trágica, que muito nos entristece. Isso abala as cidades de Parnaíba e Teresina, além dos familiares. Eu não tenho palavras para descrever. Estamos chegando ao final dos tempos, quando o amor de muitos se esfria. As pessoas estão se matando por sentimentos bobos”, lamentou.
Inquérito policial
O inquérito foi instaurado nas primeiras horas após o crime e pode resultar em indiciamento por homicídio qualificado e feminicídio. O relatório está sendo produzido pela delegada Nathália Figueiredo, responsável pelo caso, e deve ser concluído em até 10 dias. A investigação também aponta que a vítima havia se divorciado do suspeito em março deste ano.
Veja também:
Vídeo mostra casal sendo assassinado a tiros no Centro de Teresina; taxista ficou ferido no rosto
“Agradeço por estar vivo”, diz taxista ferido após assassinato de casal no Centro de Teresina
‘Não vai ficar com ninguém’, disse ex-marido de guarda municipal ao matar casal em Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!