
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está desenvolvendo um projeto que converte TV Boxes, antes usadas para reprodução de conteúdo ilegal, em minicomputadores com sistema Linux. Nesta segunda-feira (1º), a Receita Federal doou 30 equipamentos à universidade, que foram adaptados e entregues à Fundação Primeira Potência.
Os aparelhos haviam sido apreendidos por conter sistemas piratas e agora passam a servir como ferramentas de inclusão digital. Os aparelhos são equipados com navegador Firefox, pacote LibreOffice e outros softwares educativos, sendo destinados a laboratórios de informática e escolas públicas.

O reitor da UESPI, professor Evandro Alberto, destacou a iniciativa como exemplo de reaproveitamento tecnológico a favor da comunidade. O delegado da Receita Federal no Piauí, André Luiz, reforçou que os dispositivos vão ajudar jovens em situação de exclusão digital a ter acesso ao conhecimento e a oportunidades no mercado de trabalho.
O professor José Vigno, do curso de Ciência da Computação, explicou que os sistemas ilegais foram removidos e substituídos por programas de uso livre, voltados para educação e produtividade.
Já o superintendente da Fundação Primeira Potência, Gil BV, afirmou que os equipamentos vão fortalecer projetos sociais ligados à inclusão digital, robótica e empreendedorismo.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
