
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) interditou, na tarde desta terça-feira (2), o serviço de Enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Luzilândia.
A medida foi tomada após fiscalização constatar que o local ficava sem a presença de enfermeiros em alguns turnos, o que é exigido por lei e considerado essencial para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais. Segundo o levantamento, nas manhãs de segunda-feira e durante toda a sexta-feira, o atendimento era feito apenas por técnicos de enfermagem, sem a supervisão de um enfermeiro.
O conselheiro do Coren-PI, Wendel Alves, destacou que a decisão não tem caráter punitivo, mas busca assegurar um atendimento adequado. “Nosso objetivo é garantir uma assistência de Enfermagem digna e de qualidade”, explicou.
A interdição segue em vigor até que a prefeitura apresente soluções que garantam a presença de enfermeiros em todos os turnos do CAPS. O Coren informou que a suspensão atinge apenas os serviços de Enfermagem e pode ser revertida assim que as irregularidades forem corrigidas.
Interdição ética
A interdição ética é uma medida usada pelos conselhos de Enfermagem quando um serviço não oferece condições mínimas de segurança para pacientes e profissionais. Nesse caso, parte ou todo o atendimento de Enfermagem pode ser suspenso até que a situação seja regularizada.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!