20 de novembro de 2025

Governo Federal emite alerta de risco de queimadas no Piauí para os próximos dias

Os dados mais recentes do Inpe apontam a presença de mais de 1.400 focos de queimadas no estado.
Atualizado em 20/09/2025 19:39

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Governo Federal, emitiu um alerta de risco de queimadas no Piauí para os próximos dias. O período previsto para o maior surgimento de focos inicia neste fim de semana.

Os dados mais recentes da instituição apontam a presença de mais de 1.400 focos de queimadas no estado. Entre os municípios mais propensos ao problema estão Uruçuí, Picos, Teresina e Floriano.

O tenente do Corpo de Bombeiros do Piauí, Pedro Bento, explicou à TV Clube que somente no mês de agosto foram atendidas mais de 900 ocorrências envolvendo incêndios florestais. Para combater o fogo, a corporação adotou medidas para intensificação a atuação no interior com a formação de equipes de brigadistas.

“Neste mês de setembro, estamos tendo aumento do efetivo de plantão, enviado equipes para as cidades dos interiores e também formando brigadas. O Piauí tem mais de 200 municípios, e desses municípios nós já temos quase 100 brigadas de incêndios formadas nos municípios. Essas brigadas é que fazem o combate inicial antes da chegadas dos bombeiros”, destacou.

Pedro Bento reforçou ainda que está em vigor no estado um decreto que proíbe a realização de queimadas até 15 de outubro, mesmo as que poderiam ser autorizadas pelo poder público.

“Toda e qualquer queima e limpeza de terreno, as pessoas tocam fogo em vegetação, em lixo. Essas queimas têm que ser autorizadas pelo órgão ambiental competente, geralmente nas prefeituras dos municípios. Nesta época, até as queimas autorizadas estão suspensas. Vale lembrar que mais de 99% dos incêndios florestais são de causa humana”, disse.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: