
O Banco Central anunciou nesta terça-feira (30) uma nova ferramenta para reforçar a segurança do Pix. A partir desta quarta-feira (1º), os usuários terão acesso ao “botão de contestação”, disponível no aplicativo da instituição financeira responsável pela transação. O recurso poderá ser acionado em casos de fraude, golpe ou coerção.
O objetivo é facilitar a contestação de transações via Pix, que agora poderá ser feita de forma totalmente digital, sem necessidade de contato direto com atendentes. A medida também busca acelerar o bloqueio dos valores na conta do golpista, aumentando as chances de devolução.
No entanto, o botão não poderá ser usado em situações como desacordo comercial, arrependimento ou erro no envio do Pix, como a digitação incorreta da chave. Também não se aplica a casos que envolvam terceiros de boa-fé. O recurso é exclusivo para situações de fraude, golpe ou coerção.
Como vai funcionar
Ao acionar o botão de contestação, a informação é enviada imediatamente ao banco do suposto golpista, que deverá bloquear os valores disponíveis na conta. Mesmo que o valor total não esteja mais disponível, é possível bloquear quantias parciais.
Após o bloqueio, os dois bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o caso. Se confirmarem que houve golpe, a devolução será feita diretamente para a conta da vítima, em até onze dias após a contestação.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!