O Santuário Arquidiocesano de São Francisco de Assis celebrou, neste sábado (04), data em que é comemorado o Dia de São Francisco, o padroeiro dos animais, uma missa de bênção que reuniu cerca de 500 animais das mais variadas espécies. A celebração aconteceu no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina.
O reitor do Santuário, padre Paulo Fernandes, relatou que a tradicional missa de bênção dos animais é aguardada o ano todo pelos fiéis. Segundo ele, cerca de 500 animais passaram pelo local.
“Essa missa com a bênção dos animais é uma missa aguardada o ano todo. Hoje eu perdi a conta, mas passou de 500, todo tipo: cágados, gatos, cachorros, coelhos, até peixes”, relatou o padre.
Durante a homilia, ele destacou que o momento é de fé, agradecimento e cuidado com os animais, muitos levados por seus donos para pedir saúde ou agradecer a cura de doenças.
“Eu disse na homilia: gostar de animal é um bom sinal. Agora, não gostar ou maltratar é um péssimo sinal. Quem maltrata um animal pode maltratar uma pessoa também”, reforçou.
Devotos
A devota Maria do Perpétuo Socorro Alves Medeiros, moradora do bairro Acarape, na zona Norte de Teresina, contou que participa todos os anos da missa de bênção dos animais no Santuário. Ela afirma ter recebido uma graça após pedir pela cura de sua cachorrinha, que foi diagnosticada com cinomose há dois anos.
“Eu entreguei para São Francisco e pedi a ele que curasse ela. Prometi que todo ano viria participar dessa missa, trazendo ela ou os filhotes. Ela é como uma filha para mim, minha companhia no dia a dia”, relatou.
Maria do Perpétuo Socorro destacou ainda que São Francisco inspira os fiéis a protegerem os animais e valorizá-los como parte da natureza.
“Os animais são nossos amigos fiéis, companheiros. Quando você chega em casa eles fazem festa, se você está triste eles sentem, se está doente eles também sentem. São verdadeiros amigos”, disse.
A assistente social Eurilúcia Almeida, moradora do bairro Campestre, na zona Norte de Teresina, contou que participa todos os anos da missa em homenagem a São Francisco de Assis no Santuário. Ela relatou ter feito uma promessa após sua cadelinha, Mel, ser diagnosticada com esclerose na cabeça do fêmur em 2021.
“Ela ficou três meses sem andar, e a gente entrou com a intercessão de São Francisco. Fizemos uma promessa e ela voltou a caminhar. Todo mês de outubro a Melzinha veste marrom, entra na igreja pagando a promessa dela”, contou.
A servidora pública Fernanda Maria também foi à missa para agradecer a Deus e a São Francisco pela cura do cachorro, que há três anos foi diagnosticado com câncer. A veterinária havia recomendado apenas cuidados paliativos, estimando seis meses de vida para o animal.
“Ela disse para fazer o tratamento, mas que não tinha muitas chances. Lá no consultório entreguei ele nas mãos de São Francisco. Fiz meu pedido e a partir de hoje vou servir o santo. Fiz o pedido para colocar o marrom e agora ele tá aqui com a gente”, contou.
Padroeiro dos animais
São Francisco de Assis é reconhecido pela Igreja Católica como o padroeiro dos animais e da ecologia por sua profunda devoção à natureza e pelo modo como via todos os seres criados como irmãos. Nascido em Assis, na Itália, por volta de 1182, ele viveu uma juventude cercada de conforto antes de se converter e dedicar sua vida à simplicidade, à pobreza e à pregação do Evangelho.

Diversos relatos apontam que São Francisco tratava os animais com amor e respeito, reconhecendo neles a presença de Deus. Conta-se que ele pregou às aves, criou o primeiro presépio com animais vivos em 1223 e defendia que todas as criaturas deveriam ser cuidadas. Por esse exemplo de compaixão e harmonia com a natureza, tornou-se símbolo de amor aos animais e inspiração para fiéis em todo o mundo.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!