11 de janeiro de 2026

Vídeo registra mulher iniciando incêndio criminoso em terreno próximo a abrigo de animais em Picos

Uma cuidadora subiu o muro da instituição e tentou apagar as chamas com uma mangueira enquanto os brigadistas não chegavam.
Editor
Atualizado em 11/10/2025 18:00

Compartilhe:

Um incêndio criminoso atingiu uma área de vegetação nas proximidades da Associação de Protetores de Animais de Picos (Apapi), causando transtornos aos animais que estão no local localizado no bairro Jardim Natal. O caso aconteceu na sexta-feira (10) e uma câmera de segurança registrou o momento em que uma mulher aparece e inicia as chamas.

A presidente da Apapi, Sanya Elayne, disse que recebeu a informação de que um incêndio atingiu as proximidades da associação e que cuidadoras ligaram desesperadas por causa do fogo e da fumaça. Uma mulher usando um vestido azul foi vista colocando fogo na vegetação e a suspeita é que seja uma moradora da região.

“A gente mantém vários animais que foram resgatados das ruas, que foram atropelados ou em situação de maus-tratos, abandonados. Eles estavam passando mal e as meninas subiram o muro para tentar apagar o fogo com uma mangueira, para evitar que as chamas entrassem na casa”, conta a presidente.

Francisca Sérgia, voluntária que ajuda no cuidado dos animais, correu o risco de tentar apagar as chamas com uma mangueira enquanto o Corpo de Bombeiros não chegava ao local.

“O fogo já estava se alastrando e eles agoniados. Uma perversidade dessas. Os bichinhos todos agoniados na fumaça”, conta a cuidadora.

As chamas foram controladas após a chegada do Corpo de Bombeiros (Foto: Arquivo Pessoal)

Alguns animais precisaram de atendimento médico após o ocorrido. Um veterinário foi chamado ao local para fazer exames em alguns animais, que tiveram que ser soltos dos locais onde ficam por conta do fogo e da fumaça. As chamas foram controladas após uma equipe de bombeiros chegar ao local.

Sanya foi à delegacia e registrou um boletim de ocorrência contra o suspeito de colocar fogo no mato. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil. O Portal ClubeNews tentou contato com o delegado responsável pelo caso para saber mais detalhes sobre o crime, mas ainda não obteve retorno.

O que é um incêndio criminoso

Um incêndio é considerado criminoso quando há intenção de provocar as chamas com o objetivo de causar dano a pessoas, animais, ao meio ambiente ou ao patrimônio público ou privado.

O Código Penal Brasileiro, no artigo 250, define o crime de incêndio como “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”, com pena prevista de três a seis anos de reclusão, além de multa.

No caso de fogo provocado sem intenção, por negligência ou descuido, o crime passa a ser classificado como incêndio culposo, com pena menor. A perícia é responsável por identificar se o incêndio foi intencional ou acidental, analisando vestígios e registros do local.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: