16 de outubro de 2025

Homem nascido na França é preso ao usar diploma falso para tentar registro no Conselho Regional de Medicina no Piauí

O suspeito apresentou o documento fraudado durante o processo de solicitação do registro profissional.
Repórter
Publicado há 2 dias
Avatar de usuário

Carlienne Carpaso

Editora

Compartilhe:

Diploma falso apresentado ao CRM (foto: reprodução)

Um homem nascido na França de 37 anos foi preso em flagrante, nesta terça-feira (14), ao tentar usar um diploma falso para registro no Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), em Teresina (PI). A prisão foi confirmada pelo presidente do CRM-PI, Dr. João Moura Fé. O suspeito é dinamarquês e brasileiro, possuindo dupla nacionalidade.

O homem tentou se inscrever para atuar como médico no estado e apresentou um diploma supostamente emitido por uma faculdade particular de Sobral, no Ceará. A equipe do CRM-PI suspeitou da autenticidade do documento e procurou a instituição.

“Ele fez a proposta de inscrição no CRM do Piauí e apresentou o diploma falso da UNINTA. A gente desconfiou e solicitou à faculdade a veracidade do documento. A instituição informou que o diploma era falso, e imediatamente chamamos a Polícia Federal, que o prendeu em flagrante dentro do CRM”, relatou Dr. João Araújo.

O suspeito foi levado para a sede da Polícia Federal, onde permanece à disposição das autoridades. Segundo o presidente, a falsificação era sofisticada, com assinaturas semelhantes às originais. No entanto, o modelo do diploma levantou suspeitas.

“As assinaturas eram muito parecidas, mas o diploma era antigo, sem código de barras e outros elementos de segurança. Nossos servidores são treinados para identificar esse tipo de irregularidade”, afirmou.

A faculdade confirmou ao CRM-PI que o homem nunca foi aluno da instituição. O presidente destacou que o Conselho segue protocolos rigorosos para impedir que pessoas sem formação médica consigam o registro profissional.

“Autorizar alguém a exercer a medicina é uma responsabilidade enorme. O risco à sociedade é grande. Nosso papel é fiscalizar e garantir que apenas profissionais formados atuem”, reforçou Dr. João Moura Fé.

O suspeito foi formalmente autuado pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso, previstos no Código Penal Brasileiro. Após a conclusão dos procedimentos na Polícia Federal, o preso foi colocado à disposição da Justiça Federal.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: