Membros de uma organização criminosa são suspeitos de distribuir brinquedos para atrair adolescentes para o mundo do crime.
Alguns desses integrantes foram presos, na segunda-feira (20), durante uma operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em Altos (PI).
O grupo é investigado por envolvimento em homicídios, roubos e tráfico de drogas, além de realizar falsas ações sociais para atrair jovens das comunidades.
Segundo a investigação, os criminosos organizaram, no início de outubro, a distribuição de brinquedos no Dia das Crianças como forma de se aproximar da população e fortalecer a influência da facção.
Mensagens interceptadas mostraram que os líderes determinavam locais, quantidades e responsáveis pelas entregas, além de exigir que os participantes filmassem a ação e enviassem o material ao comando do grupo.
Ao todo, foram cumpridas 32 medidas cautelares, entre mandados de prisão e de busca e apreensão. Os policiais procuram prender 16 pessoas.
Conforme o delegado Laércio Evangelista, coordenador do Draco, o uso de ações sociais como fachada é uma tentativa de manipulação. “Essas facções buscam se infiltrar nas comunidades para conquistar apoio e cooptar jovens. Nossa resposta é firme: não vamos permitir o fortalecimento do crime organizado”, afirmou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!