
O Governo do Piauí abriu uma consulta pública para colher a opinião da população sobre a concessão do Parque Potycabana à iniciativa privada. As contribuições podem ser enviadas até 21 de novembro.
O edital foi publicado pela Secretaria da Administração (Sead). Segundo Alberto Hidd, superintendente de Parcerias e Concessões da Sead, o objetivo da concessão é modernizar o Parque Potycabana e ampliar os espaços destinados a atividades culturais, esportivas e de lazer.
A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) espera receber sugestões tanto da sociedade quanto de empresas interessadas. Além da consulta, está prevista uma audiência pública para apresentar os detalhes do projeto, que deve ocorrer ainda em novembro. O edital de licitação tem lançamento aguardado para o início de dezembro.
Como ocorrerá a concessão?
Após a consulta e a audiência pública, a Suparc publicará os documentos finais da licitação. Poderão participar empresas ou consórcios que comprovem, no mínimo, dois anos de experiência e demonstrem capacidade para investimentos de, pelo menos, R$ 2,5 milhões.

O Estado investirá R$ 1,95 milhão no projeto. As empresas interessadas apresentarão propostas com base em descontos sobre esse valor de subsídio.
“Quando o edital for publicado, a empresa vencedora será aquela que oferecer o maior desconto sobre o valor de subsídio. Por exemplo, se o desconto for de 10%, o Estado repassará 10% a menos do valor previsto”, explicou o superintendente da Sead.
O acesso ao Parque Potycabana continuará gratuito para a população. No entanto, a empresa vencedora poderá cobrar por atividades e serviços específicos, como o aluguel de quadras esportivas, reativação do bar, construção de restaurante e espaços para pets.
A empresa vencedora deverá repassar ao Estado pelo menos 1,5% da receita operacional bruta obtida com o contrato. “As receitas geradas pela exploração dos serviços retornarão ao Estado”, concluiu Hidd.
Parque Potycabana
O Parque Potycabana é um dos principais espaços de lazer e esporte de Teresina. Fica na Avenida Raul Lopes, no bairro Noivos, Zona Leste da cidade. O local tem quadras de futebol society, vôlei de areia, tênis, handebol e badminton, além de pistas para skate, patins, ciclismo, corrida e caminhada. O parque também conta com um ginásio para a prática de lutas.
O espaço funciona todos os dias. De segunda a sexta, abre das 6h ao meio-dia e das 15h às 22h. Aos fins de semana, o funcionamento é contínuo, das 6h às 22h.
História
Inaugurado em setembro de 1990 com uma área de 9 mil m² e sob o nome de Potycabana Grand Park, o espaço foi, naquela década, uma das principais e melhores opções de diversão e lazer para a população de Teresina.

O parque foi implantado por iniciativa do Governo do Estado do Piauí, durante a gestão do então Governador Alberto Silva. Originalmente concebido como um parque aquático de lazer familiar, o projeto visava atender especialmente as populações de menor renda, que não tinham acesso a esse tipo de serviço em uma capital conhecida por ser a única do Nordeste sem praia.
Desde a inauguração até o início dos anos 2000, o local recebeu frequentemente pessoas de todas as idades, que aproveitavam a infraestrutura disponível. Com isso, a Potycabana se consolidou como uma referência em lazer e palco de eventos culturais em Teresina.
Apesar de sua importância histórica e das intervenções recentes, o parque encontra-se atualmente subutilizado, com a infraestrutura comprometida, o que limita o pleno uso do espaço pela comunidade teresinense.
Com informações g1 e Governo do Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
