O noticiário americano anunciou há poucos dias que as caixas de medicamento contendo hormônios para tratar os sintomas da menopausa deixariam de ter uma tarja preta como alerta de perigo ao seu uso. Essa decisão da agência regulatória americana (Food and Drug Administration – FDA) foi tomada depois de 23 anos do anúncio em escala mundial de que a terapia hormonal para a menopausa causava câncer de mama.
Em 2002, os resultados de um estudo científico chamado de WHI (Women’s Health Iniciative) geraram uma onda mundial de medo do câncer de mama com o uso da terapia hormonal da menopausa. O anúncio foi realizado em escala global: apareceram casos de câncer de mama no grupo demulheres do estudo que usaram uma combinação de estrogênio e progesterona. A forma alarmante da notícia correu o mundo com rapidez e o tratamento para os sintomas da menopausa ficou em suspenso.
Como consequência desse alerta máximo, milhares de mulheres ao redor do mundo deixaram de se beneficiar com o melhor tratamento para os sintomas menopausais. Os impactos negativos foram sentidos na saúde física e mental de uma geração de mulheres. Os resultados da pesquisa WHI foram mal interpretados e um número enorme de novas pesquisas seguiram sendo realizadas nos últimos 20 anos. As novas pesquisas provaram o equívoco dos resultados do WHI.
Hoje, o FDA reconhece o erro cometido ao demonizar o uso de hormônios na terapia hormonal da menopausa. Fala que os resultados da pesquisa WHI foram um dos maiores erros da medicina moderna e uma tragédia americana no quesito saúde pública. Reconhece os benefícios e a segurança do uso da terapia hormonal para a menopausa. Quando bem indicada e na janela de oportunidade, ela promove saúde e qualidade de vida com baixos riscos.
Quer descobrir se você é uma boa candidata para iniciar o uso da terapia hormonal da menopausa? Veja os critérios e procure ajuda médica especializada para a indicação correta:
- Apresentar sintomas de calores, labilidade emocional, insônia e baixa libido no período na perimenopausa e menopausa
- Ter menos de 60 anos de idade
- Ter menos de 10 anos de menopausa
- Não apresentar fatores de risco como trombose, infarto do coração, acidente vascular cerebral, doenças hepáticas e câncer de mama e de endométrio.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
