Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu o município de São José do Peixe, no Piauí, gerando uma crise que afeta a saúde pública e causa destruição ambiental. As chamas tiveram início na última quarta-feira (12) na zona rural e, até o domingo (16), se alastraram para a área urbana, aproximando-se de casas e deixando um rastro de devastação.
A rede de saúde local precisou lidar com uma demanda repentina e teve o reforço da equipe do hospital. Segundo Roniel Paixão, secretário municipal de Saúde de São José do Peixe, a situação exigiu a evacuação de grupos vulneráveis.
“Nos dias mais críticos, nós conseguimos evacuar alguns idosos, pacientes que fizeram cirurgias, idosos que usam marcapasso, pessoas com limitações de mobilidade. Nas últimas 48 horas, mais de 70 pessoas deram entrada no pronto-socorro da nossa unidade mista de saúde”, declarou o secretário.
Paixão alertou que nas próximas horas pode haver um aumento de síndromes respiratórias, especialmente entre idosos, crianças e gestantes. Ele recomendou que qualquer pessoa que apresente sintomas procure a unidade de saúde mais próxima.
Impacto ambiental
O impacto territorial do incêndio é considerado imenso pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Alisson Wagner. O foco inicial foi de aproximadamente 3 a 4 km², mas as chamas se espalharam para uma área estimada em 34 km².
“Infelizmente, foram encontrados animais mortos, entre vacas, bois, jacarés e veados. Sem falar nas perdas das cercas e das roças para o pequeno agricultor, que vai ter um prejuízo desse”, completou Wagner.
Moradores relatam pânico
Moradores do município relataram à TV Clube as cenas de pânico vividas nos últimos dias. Célia Rodrigues, moradora, descreveu o desespero de ver o fogo se aproximar de sua residência.
“Eu nunca tinha visto essa cena e tenho problema de saúde. Quando eu vi o fogo chegando bem perto aqui de casa, eu entrei em desespero. Eu durmo e acordo com aquela imagem na cabeça do fogo, da fumaça, do desespero das pessoas”, disse.
Prefeitura emite nota
A Prefeitura Municipal de São José do Peixe informa à população que o município enfrenta, desde a última quarta-feira, dia 12, uma queimada de origem ainda desconhecida, iniciada na zona rural e que rapidamente se propagou, alcançando áreas da zona urbana e aproximando-se de residências.
A ocorrência está sendo monitorada e acompanhada pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Administração e Secretaria de Saúde, contando ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros de Floriano, do Corpo de Bombeiros de Canto do Buriti e da Brigada de Incêndio Municipal. Destacamos também a importante colaboração dos populares, que têm auxiliado diretamente nas ações de combate. A operação utiliza, adicionalmente, a Patrulha Mecanizada, empregada na abertura de aceiros para ajudar na contenção e controle das chamas.
Reforçamos que, até o momento, não há registro de vítimas humanas, sendo os danos restritos ao âmbito ambiental. Todas as equipes seguem mobilizadas para impedir o avanço do fogo e mitigar os impactos à população e ao meio ambiente.
A Prefeitura Municipal de São José do Peixe continuará divulgando novas informações sempre que necessário e solicita a colaboração de toda a comunidade para evitar novos focos de incêndio, contribuindo para a segurança e a eficácia do trabalho das equipes envolvidas.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
