Uma nova modalidade de golpe acende um alerta para microempreendedores no Piauí. Golpistas estão utilizando indevidamente imagens do Governo Federal e copiando, em detalhes, a comunicação de um suposto atendente para gerar boletos e taxas falsas. Os criminosos enviam os boletos fraudulentos diretamente por e-mail, buscando enganar as vítimas.
O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcos Albuquerque, explica que o golpe tem como alvo principal os Microempreendedores Individuais (MEI), explorando informações públicas relacionadas ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
“As informações que são obtidas para a geração do CNPJ são de domínio público, como endereço, e-mail e o telefone do proprietário da empresa. Essas informações disponíveis na internet são utilizadas pelos golpistas, que enviam boletos não reais”, detalha Albuquerque.
O consultor também alerta para outra modalidade de fraude: empresas que cobram pela abertura do MEI. Ele reforça que esse procedimento é gratuito.
Como o MEI deve pagar o DAS
O Documento de Arrecadação do Simples (DAS) é a taxa mensal obrigatória paga pelo MEI. O valor é composto por 5% do INSS e é o único pagamento devido, com valor médio de R$ 81,90 para quem fatura até R$ 81 mil por ano (o valor exato varia conforme a atividade, somando ICMS/ISS, se for o caso).
Marcos Albuquerque é taxativo sobre o canal de pagamento:
“Nenhuma informação, seja por telefone, WhatsApp ou e-mail, é oficial para o pagamento do DAS. Todas as informações e a geração do boleto ocorrem somente através do portal Gov.br ou do Portal do Empreendedor. Qualquer dúvida, temos dez atendentes que prestam esse serviço gratuitamente, sem nenhuma taxa”, afirma o consultor.
Ele reforça que a Receita Federal não emite nenhum link ou boleto por e-mail ou mensagens. O documento deve ser gerado nos sites oficiais. O vencimento para o pagamento sem multa e juros é o dia 20 de cada mês, e não há alertas de vencimento emitidos por canais não oficiais.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
