21 de dezembro de 2025

Suspeito de roubar fios de cobre de câmeras do SPIA e vender o material é preso

A prisão fez parte da Operação Cobre Sujo, coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI)
Repórter
Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Fios de cobre de câmeras do SPIA – Foto: SSP-PI

Um homem foi preso, na manhã desta sexta-feira (19), suspeito de roubar fios de cobre e disjuntores de câmeras do Sistema Público de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), em Teresina (PI).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o crime ocorreu entre a noite do dia 27 e a madrugada do dia 28 de novembro deste ano, quando foram furtadas instalações elétricas de bases do sistema de videomonitoramento localizadas nos bairros Parque São João e Morada Nova, zona Sul da capital.

Após o furto, as câmeras ficaram sem funcionar por cerca de 10 horas. Conforme a SSP-PI, o furto foi feito sem o auxílio de escadas ou equipamentos de segurança, “demonstrando habilidade física e conhecimento técnico para realizar o corte preciso da fiação elétrica”.

O suspeito foi identificado a partir de imagens captadas pelo SPIA, momentos antes da interrupção de seu funcionamento. O sistema contou com ajuda de câmeras privadas de residências e de estabelecimentos próximos aos locais do crime.

Com a identificação do suspeito, ele foi localizado e submetido a interrogatório. Em seu depoimento, confessou os furtos e relatou que queimava os cabos para extrair o cobre, descartando demais componentes. O material era vendido em sucatas da zona Sul.

Segundo o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, o crime comprometeu diretamente a segurança da população morada da área.

“Estamos diante de um crime que vai além do prejuízo material, pois compromete diretamente a segurança da população. A investigação permitiu identificar o autor, mapear a rota do cobre furtado e alcançar os pontos de receptação, enfraquecendo toda a cadeia criminosa”, pontuou.

A prisão fez parte da Operação Cobre Sujo, coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Núcleo de Operações com Cães (NOC), da 1ª Delegacia Seccional, 4ª Delegacia Seccional – Divisão 1 e Equatorial Piauí.                                                                                                             


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: