
O juiz da 56ª Zona Eleitoral do Piauí, Denis Deangelis Brito Varela, decidiu nesta sexta-feira, 19, cassar os mandatos do prefeito da cidade de Simões, Ítalo Magno Dantas Lopes de Carvalho (PSD), e do vice-prefeito, Josimar Gomes dos Reis. A sentença reconheceu a prática de abuso de poder político e econômico, com uso indevido da máquina pública durante a campanha eleitoral em 2024.
De acordo com a decisão, houve aumento expressivo e irregular de contratações precárias no ano eleitoral. Somente nos contratos temporários por excepcional interesse público, o crescimento foi de 195 novos contratados em relação ao mesmo período do ano anterior, representando um aumento de 414,89%.
Além disso, foram realizadas 296 contratações no período pré-eleitoral, número considerado incompatível com a normalidade administrativa e sem justificativa plausível, especialmente em ano de eleições.
Para a Justiça Eleitoral, as medidas caracterizaram o uso indevido da estrutura administrativa, com desvio de finalidade e claro benefício à chapa majoritária eleita.
Um dos pontos centrais da sentença foi a diferença de apenas 98 votos entre o primeiro e o segundo colocados na disputa para prefeito. Esse número é três vezes menor do que o total de pessoas diretamente beneficiadas pelas nomeações realizadas no período eleitoral.
Ainda, cabe recurso da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
