22 de janeiro de 2026

Estudante da rede pública do Piauí alcança 980 pontos na redação do Enem e sonha em ser juíza

A preparação para a prova incluiu rotina de estudo de de seis horas por dia e participação em olimpíadas.
Repórter
Atualizado há 6 dias

Compartilhe:

Samantha da Silva Rocha (Foto: divulgação)

A estudante Samantha da Silva Rocha, da rede pública estadual do Piauí, alcançou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16). Ela é aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Petrônio Martins Falcão, em Alvorada do Gurgueia, cerca de 511 km de Teresina (PI).

Com uma diferença de apenas de apenas 20 pontos da nota máxima na redação, Samantha terá grandes chances de realizar o seu sonho: cursar Direito. Ela pretende passar em concurso para ser policial rodoviária e posteriormente se tornar juíza.

“Meu sonho de ingressar em uma faculdade se torna cada vez mais próximo. Pretendo utilizar minha nota para cursar Direito e, futuramente, prestar concursos públicos, com o objetivo de me tornar policial rodoviária e, mais adiante, quem sabe, juíza”, destacou.

Para conquistar um bom desempenho na prova, a jovem reservava diariamente seis horas para estudar. Ela também apostou na resolução de simulados e inscrição em olimpíadas. A dedicação lhe rendeu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) em 2024 e 2025, bem como menção honrosa no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²).

“Minha preparação para o Enem foi baseada em uma rotina de estudos consistente. A escola teve um papel fundamental nesse processo, oferecendo simulados que reproduziam o modelo do Enem, como o Enem+ e o Simula Mais Saeb, além da participação em olimpíadas”, detalhou.

Apesar da disciplina na preparação, o resultado foi uma surpresa para a estudante e sua família, superando todas as expectativas.

“A recepção da minha família foi de muita felicidade. Todos ficaram bastante emotivos. Havia a expectativa por uma boa nota, mas o resultado superou o que todos esperavam, tornando esse momento ainda mais especial para todos nós”, contou.

O secretário de Educação do Piauí, Rodrigo Torres, as aulas na escola pública contribuíram de maneira significativa para a conquista da nota de Samantha.

“É uma alegria imensa ver nossos estudantes da rede estadual conquistando notas tão expressivas no Enem e se encaminhando para um futuro de sucesso. Esses resultados são fruto do esforço individual dos alunos, mas também de uma política educacional comprometida, com ações como o Pré-Enem Seduc, que oferece preparação sistemática, simulados, acompanhamento pedagógico e apoio contínuo aos estudantes em todo o estado”, ressaltou.

Leia Mais:

Enem 2025: estudante do Piauí tira nota máxima em Ciências da Natureza: “rezava todos os dias”


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: