5 de fevereiro de 2026

Águas de Teresina deixa mais de 40 buracos e vazamentos no Monte Castelo, diz Eturb

A pasta fez um mapeamento das falhas registradas durante a vistoria; empresa responsável ainda não se manifestou.

Compartilhe:

A Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) constatou, em vistoria realizada na manhã desta quinta-feira (5), mais de 40 buracos e vazamentos no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina. De acordo com a pasta, os defeitos nas vias são de responsabilidade da empresa Águas de Teresina.

Segundo a assessoria de comunicação da Eturb, todas as falhas foram encontradas em uma única fiscalização. A pasta reforça que esses problemas estruturais causam desperdício de água potável e afirma que a concessionária não possui equipes para vistoriar as próprias obras.

Buracos e vazamentos foram identificados após uma vistoria na zona Sul de Teresina (Foto: Eturb)

A Eturb ressalta ainda que a Águas de Teresina é comunicada em tempo real sobre os problemas constatados, mas que, até o momento, não houve providências por parte da empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento da capital.

Um mapa elaborado a partir das vistorias detalha os pontos identificados. No gráfico, gotas indicam vazamentos e o símbolo “X” representa locais onde houve intervenção sem a recomposição adequada do asfalto, seja por ausência do serviço ou por desgaste precoce causado pela má execução. Já o asterisco (*) sinaliza tampas de bueiro com desnível ou quebradas, o que pode ocasionar acidentes.

Mapa feito após a vistoria (Foto: Eturb)

A Águas de Teresina se manifestou sobre o caso através de nota. A empresa reforça que todas as ocorrências identificadas, que são de responsabilidade da subconcessionária, serão devidamente executadas, conforme critérios técnicos e operacionais.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Águas de Teresina informa que mantém, desde março de 2025, um grupo permanente de diálogo com a ETURB, com comunicação constante entre as equipes técnicas e operacionais.

A empresa esclarece ainda que possui, atualmente, 22 ordens de serviço relacionadas a vazamentos e recomposição no bairro citado, todas dentro dos prazos operacionais estabelecidos. Como parte do acompanhamento das demandas, a Águas de Teresina realizará vistoria em campo para verificação dos pontos indicados. As ocorrências identificadas como de responsabilidade da subconcessionária serão devidamente executadas, conforme critérios técnicos e operacionais.

A Águas de Teresina destaca que o município é referência em eficiência hídrica, e que a concessionária realiza, em média, cerca de 10 mil serviços por mês, o que demonstra a robustez da operação e o compromisso com a manutenção contínua dos sistemas de água e esgoto.

A empresa reafirma seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados, com a transparência das informações e com o relacionamento institucional com a ETURB, atuando de forma integrada para atender às demandas da cidade.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: