O governador Rafael Fonteles (PT-PI) visitou, nesta terça-feira (21), as áreas atingidas pelo forte temporal, que caiu na cidade de Picos (PI) no dia 13 de janeiro, afetando mais de 30 mil pessoas e deixando ao menos dois mortos.
Rafael Fonteles estava de férias e se afastou do cargo por 12 dias. O vice-governador Themístocles Filho (MDB) agendou uma visita à região, mas cancelou a viagem devido ao risco durante o deslocamento à cidade.
Em entrevista à TV Clube, após visitar as áreas destruídas pela enxurrada, o governador reforçou a necessidade de integração de esforços para garantir a recuperação da cidade. A prioridade, segundo Rafael Fonteles, será a assistência às famílias.
“A área que demanda mais atenção nossa é esse socorro às famílias, que foram desabrigadas, para dar assistência de alimentação, saúde, kits de higiene. Essa providência tem que ser feita em parceria com os Governos Municipal, Estadual e Federal”, declarou.
Monitoramento
As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) iniciaram a recuperação de rodovias afetadas pelas águas da chuva. Rafael Fonteles disse que o objetivo é monitorar a situação da cidade para evitar novas tragédias.
“Um outro ponto é o monitoramento mais preciso para evitarmos mais tragédias, com o monitoramento do tempo, do clima e das áreas de risco, com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Várias rodovias estaduais estão sendo recuperadas pelo DER e também estamos recebemos recursos federais para a recuperação das estradas rurais”, disse.
Gabinete de crise
O Governo do Estado instalou um gabinete de crise para traçar estratégias de ação nas áreas afetadas. Equipes foram encaminhadas a Picos a fim de garantir assistência à população.
Como parte da agenda oficial – a primeira após o fim das férias de 12 dias – o governador Rafael Fonteles também vai visitar a cidade de Parnaíba.
“Em Parnaíba, a gente vai fazer a inauguração da Central de Diagnóstico, que é uma central de exames de imagem, laboratoriais, tomografia, raio-X, ultrassom, mamografia, facilitando a vida de toda a população da planície litorânea”, destacou.
LEIA TAMBÉM:
Defesa Civil alerta para possibilidade de novo temporal em Picos
Defesa Civil afirma que solo de Picos está saturado; entenda o processo
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar