22 de agosto de 2025

Musical que canta os 150 anos de Amarante vai estrear nesta semana

Redação

Publicado em 24/10/2021 22:08

Compartilhe:

Musical conta 150 anos de Amarante com duas estreias (Foto: Vicente Vince)

Um musical com duas estreias vai homenagear os 150 anos na cidade de Amarante. O musical estreia nesta quinta (28), às 17h, sob direção do multiartista Negro Val, no Museu das Origens (Secretaria Municipal de Cultura de Amarante). A cidade de Teresina também receberá o evento, no domingo (31), às 18h, no Teatro 04 de Setembro.

O espetáculo é realizado pela Casarão Cultural com patrocínio do SIEC-PI (Sistema Estadual de Incentivo à Cultura do Piauí) e apoio da Prefeitura de Amarante.

Musical

Após meses de oficinas de canto, teatro e dança ofertadas para estudantes de Amarante, o elenco está preparado para cantar 150 motivos que celebram a diversidade cultural da história amarantina.

Povos indígenas, africanos/quilombolas e lusitanos figuram no repertório contagiante que passeia pelas tradições amarantinas, como pagode do mimbó, cavalo piancó, danças portuguesas escolas de samba; mescladas com piseiro, cultura hip-hop e outras novidades.

Jonas Teclas, Karranca e Lázaro Rogério estão a frente da parte musical do projeto, que retoma clássicos da cultura piauiense ao passo que apresenta composições autorais feitas especialmente pelo coreógrafo e diretor Negro Val.

Musical conta 150 anos de Amarante com duas estreias (Foto: Vicente Vince)

Negro Val conta que objetivo do Musical é enaltecer as riquezas culturais amarantinas que perpassam os quilombos, a relação com os rios (Canindé, Mulato, Parnaíba), os blocos carnavalescos, escolas de samba, danças tradicionais, poesia e musicalidade típicas da região.

A resistência das mulheres amarantinas é valorizada tanto no enredo como através da presença de personalidades emblemáticas, dentre as quais a festejada artista amarantina Nêga Ana, que assina os adereços, figurinos e cenários do espetáculo.

Sibita e Idelzuita Paixão também são homenageadas junto a episódios emblemáticos e divertidos típicos de Amarante.

“Buscamos contar a história de Amarante através de aspectos históricos culturais que elevem a autoestima dos habitantes e façam o Piauí conhecer um pouco mais desta cidade incrível por meio da arte”, declara Negro Val, acrescentando que após a estreia o espetáculo vai circular por várias comunidades do município.

Musical conta 150 anos de Amarante com duas estreias (Foto: Vicente Vince)

Estudantes engajados em prol da cultura amarantina

Júlia Caroline Félix Gramosa Santos, 16 anos, estudante do CETI- Polivalente, comenta que este é um momento singular na sua trajetória.

“Desde pequena sou apaixonada pela dança porém sempre tive algumas dificuldades para ir além. Quando fui chamada para fazer parte desse projeto vi que seria uma oportunidade incrível! Aprendi bastante e é uma experiência que certamente levarei para vida. Nada melhor que contar sobre a história de Amarante-PI desde o começo de tudo, relembrando acontecimentos históricos entre outros”, explica a jovem artista que interpretará Idelzuita Paixão.

Carleyllson Rodrigues da Silva Barros vibra na mesma sintonia.“O musical está sendo pra mim uma experiência super inovadora e incrível e por meio dele estamos contando a cultura e ao mesmo tempo a história de nossa grande cidade”, destaca o jovem de 17 anos, também estudante do CETI-Polivalente.

Musical conta 150 anos de Amarante com duas estreias (Foto: Vicente Vince)

Para Amanda Cristina, 18 anos, estudante da Unidade Escolar Polivalente, participar do musical é uma oportunidade para desenvolver seus talentos.

“Minha experiência na criação deste musical está sendo tão linda, algo tão valioso, eu sou muito grata por tudo que aprendi com os professores desse projeto, e espero crescer dentro desse musical e junto com todo o elenco mostrar que somos capazes”, celebra a jovem artista.

Também estudante do Polivalente, Muryllo Lopes está bastante animado com a chance de disseminar a cultura amarantina pelo estado.

“Estou bastante ansioso por nossas apresentações, principalmente as que são fora da nossa cidade, podendo assim levar a nossa cultura para que outras pessoas possam conhecer”, enfatiza um dos intérpretes do espetáculo.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!