
Kelvyn Coutinho
kelvyn@tvclube.com.br
Cerca de 10 macacos sagui foram encontrados mortos em uma área de mata localizada entre os prédios do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano, no Sul do Estado, nos últimos dias.
Segundo o diretor do Centro de Zoonoses de Floriano, Thalles Rodrigues, a suspeita é que os animais tenham morrido por intoxicação alimentar, já que a região onde eles foram encontrados é rica em árvores frutíferas.
“Como esses animais são oriundos da parte silvestre e aquela localidade tem proximidade com a zona rural, eles vem até o campus porque existem grandes árvores frutíferas – como mangueiras, cajueiros – e eles se alimentam dessas frutas. Em alguma dessas possibilidades, eles podem ter encontrado algo que acabou os intoxicando e levou esses animais a óbito”, afirmou o diretor.
Apesar da principal causa suspeita da morte dos macacos ser intoxicação, não foram descartadas outras possibilidades, como febre amarela e raiva. Devido a isso, amostras de sangue dos animais foram enviadas para os laboratórios do campus da UFPI em Teresina para análise, no entanto, o diretor do Centro de Zoonoses considera serem remotas as possibilidades.
“Já foi feita uma investigação e existem outros saguis que já são comuns na região e eles estão se alimentando normalmente, foram identificadas fezes no local e todos estão bem saudáveis”, comentou Thalles Rodrigues.