
Hoje (1º), no dia Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza em Teresina mais uma ação de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Somente em 2021, a FMS diagnosticou 352 pessoas com AIDS residentes na capital piauiense. No ano passado, o número total de novos casos foi de 447 infecções.
Nesta quarta-feira (1º), a ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no Parque Potycabana, das 14h às 22h.
“No parque iremos disponibilizar preservativos masculinos e femininos; realizar testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais”, explica Alana Niege, da coordenação de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da FMS.
Outras ações
Na quinta-feira (2), as equipes da FMS realizarão as ações de prevenção das 8h às 12h, no Shopping da Cidade.
As equipes também estarão nos quartéis na quinta-feira (2) das 14h às 22h, além de fazer uma busca ativa junto às pessoas em situação de rua.
Na sexta-feira (3), a busca ativa será nos bordéis de Teresina, das 16h às 22h.
“Durante o mês de dezembro, a FMS também está com ação de conscientização e prevenção as IST/Aids em alguns prédios públicos. Distribuição de folhetos educativos, distribuição gratuita de preservativos e orientações de prevenção estão sendo oferecidas”.
O que é Aids?
A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
O que é HIV?
O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns, como por exemplo:
- período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença;
- infecção das células do sangue e do sistema nervoso;
- supressão do sistema imune.
IMPORTANTE: Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T-CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a aids apareça.
Como ocorre a transmissão da AIDS / HIV?
A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:
- Sexo vaginal sem camisinha.
- Sexo anal sem camisinha.
- Sexo oral sem camisinha.
- Uso de seringa por mais de uma pessoa.
- Transfusão de sangue contaminado.
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Condutas que não transmitem a Aids
É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem a doença das seguintes formas:
- Sexo, desde que se use corretamente a camisinha.
- Beijo no rosto ou na boca.
- Suor e lágrima.
- Picada de inseto.
- Aperto de mão ou abraço.
- Sabonete/toalha/lençóis.
- Talheres/copos.
- Assento de ônibus.
- Piscina.
- Banheiro.
- Doação de sangue.
- Pelo ar.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!