
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Na praça do bairro Esplanada, Zona Sul de Teresina, o mototaxista Luís Celso segura uma prancheta nas pernas, contendo várias páginas desenhadas com histórias em quadrinhos que ele faz enquanto espera os clientes. O mototaxista conta que, atualmente, possui mais de 500 páginas de histórias desenhadas, a maioria nos gêneros de terror e ficção científica, tendo como ambiente várias localidades da capital.
As histórias em quadrinhos são uma paixão antiga de Luís Celso. O mototaxista começou a se interessar pelas HQs aos 12 anos, sob a influência de um primo que lhe mostrou os desenhos pela primeira vez. Desde então, ele aprendeu a desenhar e começou a escrever suas próprias histórias.
Ao Portal ClubeNews, o desenhista destacou que as suas histórias são genuinamente piauienses, trazendo mitos locais – como o Cabeça de Cuia – e os personagens com nomes comuns no estado. “Não tem nada americanizado, meus heróis são piauienses e as histórias se passam em Teresina. Tem partes na Ponte Estaiada, na Ponte Juscelino Kubistchek”, diz Celso.
Apesar do grande número de histórias escritas, Celso nunca viu nenhuma delas ser publicada. Pensando em mudar essa realidade, e incentivado pelo amigo e empresário Bernardo Aurélio, gerente da loja de quadrinhos e editora Quinta Capa, foi aberto um financiamento coletivo para custear a publicação das histórias do desenhista. A HQ Cenouras Malditas trará seis pequenas histórias reunidas em uma revista de 52 páginas.
Cenouras Malditas conta a história de Seu Onofre, um agricultor que cultiva cenouras em uma horta na frente de casa, acompanhado de sua cachorrinha Joli. Quando dois bandidos roubam a safra do agricultor e matam a sua cachorrinha, ele faz um pacto com o diabo para se vingar, se transformando em uma criatura que persegue e pune os ladrões.
Na campanha, é possível doar qualquer valor, no entanto, quem decidir apoiar com valores específicos – com planos que iniciam em R$ 22,00 – pode ter benefícios exclusivos, como garantir um exemplar da HQ Cenouras Malditas e de outras histórias em quadrinhos. A campanha pretende arrecadar R$ 10 mil e estão previstas 600 cópias da revista.
O lançamento da HQ está previsto para acontecer entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. Segundo Celso, caso a campanha seja um sucesso, podem ocorrer outros lançamentos de suas histórias em quadrinhos no futuro.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.