7 de julho de 2025

PMT divulga pontos de alagamentos na capital

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 04/01/2022 15:59

Compartilhe:

O veículo arrastado ficou preso em um córrego após forte chuva que caiu em Teresina (Foto: arquivo ClubeNews)

A Prefeitura de Teresina mapeou as ruas com potencial de alagamento e emitiu um alerta para que os condutores evitem trafegar pelas vias durante chuvas intensas. Ao todo, foram detectados 16 pontos de risco.

De acordo com o levantamento feito, foram encontrados locais de alagamento nos bairros Mocambinho, Poti Velho, Parque Brasil, São Joaquim, Poti Velho, Vila São Francisco e Vila Padre Humberto — todos localizados na zona norte da cidade.

Pontos para serem evitados:

– Bairro Mocambinho: ruas Amarante, Santa Adélia, Joana D’arc, Tocantins e rua 7;

– Bairro Poti Velho: ruas Mário Augusto Freitas, Jean Lê Lones, Desembargador Vaz da Costa e Domingos Jorge Velho;

– Bairro Parque Brasil: cruzamento da Avenida Poty Velho com a rua Ponte Branca;

– Bairro Poti Velho: Avenida Boa Esperança, nas proximidades da Estação de Bombeamento Boa Esperança;

– Vila São Francisco: rua Alto Longá;

– Vila Padre Humberto: rua Braz Honório.

Segundo a Prefeitura, o alerta é “para garantir a segurança de todos em dias chuvosos” e pediu cuidados redobrados à população, evitando “o deslocamento nas vias públicas ao perceber indícios de alagamento”.

230 famílias desabrigadas

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (SEMDEF) confirmou, na manhã desta terça-feira (4), que subiu para 230 o número de famílias desabrigadas em decorrência de áreas alagadas por causas das últimas chuvas que caíram na cidade.

No momento, segundo o secretário Carlos Ribeiro, três escolas na zona Norte são usadas para abrigar essas famílias. Outras pessoas foram acolhidas por familiares e contam com apoio municipal.

Danos causados pela chuva no bairro Mafrense em Teresina. (Foto: Lucas Dias/Semcom)

Chuvas acima da média

As fortes chuvas que caíram em Teresina nos primeiros dias de 2022 deixaram estragos por toda a cidade e causaram acidentes graves, como o que vitimou três pessoas da mesma família.

Segundo os dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foram 200,6mm de chuva nas últimas 72 horas. As informações foram computadas nos últimos 3 dias, entre as 4 horas do dia 31/12 e 4 horas de hoje (03/01/2022).

Ainda de acordo com o INMET, somente no primeiro dia do ano foram 95,2mm de chuva – o maior volume em 24 horas dos últimos quatro anos na capital piauiense.

LEIA TAMBÉM:

Áreas alagadas: Sobe para 230 o número de famílias desabrigadas em Teresina

Uma morte e cinco pessoas resgatadas em carro arrastado pela chuva em Teresina

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias